Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 9 de outubro de 2012

RECOMEÇAR, APESAR DOS DESAFIOS


RECOMEÇAR, APESAR DOS DESAFIOS 

Entenda mais sobre resiliência e transforme revezes em vitórias.
Resiliência.Como uma palavra tão diferente pode ter um significado tão prático e um resultado tão poderoso?
Modismos à parte, resiliência passa a ser vista cada dia mais como um comportamento fundamental na vida de todo o ser humano que está disposto a experimentar um patamar superior em sua vida. Podemos entender isso simplesmente como melhorar de vida, padrão social, carro, casa, emprego, carreira e assim por diante, ou perceber o infinito de possibilidades que existem contidos nesse conceito. Afinal o que é resiliência?
Talvez um refrão musical que se tornou um ditado popular possa nos dar pistas importantes. 
Você com certeza se lembra destas palavras: "levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima".
Falada e cantada nos ambientes mais variados, o grande compositor Paulo Vanzolini traduziu a essência desse comportamento. 

Resiliência é a arte de recomeçar a despeito dos desafios, insucessos ou adversidades.


Para podermos ter uma dimensão de sua relevância, foi citada como uma das grandes capacidades que permitiria ao povo americano superar os desafios da crise de 2008. Durante o discurso de posse do presidente Barack Obama, ouvimos a seguinte afirmação:
 "Vamos superar os desafios, o povo americano é resiliente". Espero um dia poder dizer pessoalmente ao Obama que se o americano é resiliente, que palavra devemos usar para descrever o povo brasileiro? Quando disse isso recentemente em uma de minhas conferências corporativas, um engraçadinho disse brincando: acomodado, o brasileiro é acomodado. Contei até 10 e entrei na brincadeira: "Não sei onde você vive meu amigo, mas viajo os quatro cantos do país e vejo milhões de pessoas lutando todos os dias, para sobreviver, crescer, estudar seus filhos, construir seus negócios próprios mesmo com alto risco, trabalhar duro nas empresas, apesar de impostos injustos, educação muitas vezes precária, insegurança, corrupção, fraude, falta de reconhecimento e tantas outras coisas capazes de desanimar um ser humano".
"Você se julga acomodado ou resiliente?", perguntei a uma platéia de centenas de pessoas. Em coro ouvi a resposta:
"resiliente". "Não sei aonde você vive meu amigo, mas se é isso que você tem observado na sua roda social, tome muito cuidado com quem tem influenciado você no seu dia-a-dia".Meu voluntarioso colaborador respirou profundamente e chegou a esboçar um pedido de desculpas pela brincadeira."Não meu amigo, eu tenho que agradecer a você. Ou melhor, todos aqui têm que agradecer a você, pois é muito comum em nossas vidas esquecermos de escolher ser resiliente e entramos no automático. Se todo mundo reclama, eu também vou reclamar e por aí vai. Hoje todas essas pessoas puderam pensar, decidir e fazer e escolher ser resilientes. O resultado dessa decisão na vida delas poderá transformar pequenos revezes, em desafios, tristezas em aprendizado e derrotas temporárias em vitórias permanentes".
Inteligência do sucesso é a inteligência do resultado. É ser capaz de atingir seus objetivos. Raramente uma pessoa que não é resiliente tem sucesso. Mais que superar uma situação difícil e recomeçar, a resiliência traz em si o conceito da fé e esperança. Isso realmente dá a cada um de nós um poder fascinante e grandioso. Na próxima vez que você cair, terá aprendido que a queda faz parte do caminho daquele que busca realizar seus sonhos, objetivos e metas. A vitória pertence não aquele que nunca cai, mas sim aquele que nunca desiste de levantar.
Fonte: http://www.personare.com.br/revista/voce-e-o-futuro/materia/740/recomecar-apesar-dos-desafios.
Resiliência: saber construir-se apesar das feridas…
Para aqueles que não conhecem Resiliência,  tem que ver com a nossa capacidade de ultrapassar os traumatismos e construirmos-nos apesar das feridas.

“Construir-se apesar das feridas”
Complicado…
Imensamente complicado falar sobre algo que soa tão lindamente na teoria, mas que se transforma em utopia na hora da prática.
Que atire a primeira pedra aquele que, ao tentar aconselhar um amigo diante de uma situação difícil,  não ouviu algo do tipo “Falar é fácil”. 
E realmente, o “fazer” nunca é fácil!
 Ainda mais por que nós, seres humanos, temos o dom de maximizar nossos problemas e fazer deles os piores do mundo! 
Sofremos, choramos e achamos que o mundo irá desabar em cima de nossas cabeças no momento em que nos vemos diante de uma sinuca de bico.
Sim!!!
Todos nós passamos por momentos de dificuldade, mas temos a horrível mania de pensar que justo aquele problema vai ser a gota que transbordará o copo, mas já repararam uma coisa? 
Nunca é… 
Sempre vem mais depois, e mais, e acabamos por nos esquecer daquela última gota.
Meu antigo professor de biologia sempre nos dizia “Calma, se vocês acham que está ruim agora, saibam que ainda irá piorar”. 
Touché! 
A vida também é feita de momentos difíceis. Isso mesmo, eu disse também, justamente porque a ela não é SÓ isso.
Toda vez em que estamos diante de um problema – e isso acontece o tempo todo – enxergamos apenas aquele problema, e giramos em torno dele. 
E pior, enquanto não encontramos uma solução simplesmente não conseguimos  deixá-lo para trás!
Freud disse uma vez que muitos de nossos problemas, se não a maioria deles, independem de nós… Ele nunca esteve tão certo!
Erramos ao pensar que podemos resolver tudo sozinhos! 
Existem coisas que transpassam os nossos limites. 
Deveríamos saber que muitas vezes simplesmente não há o que se possa fazer. 
Mas isso não significa que seja fim do mundo!
Nos enganamos ao longo de nossas vidas pensando que tudo está sob nosso total controle… 
Que basta um sim, ou não, ou fazer isso ou aquilo para que as coisas se acertem.  
A vida não é uma receita de bolo, e nela não existem respostas prontas. 
Muitas vezes existe se quer uma resposta! Não significa que só porque temos um problema a solução deva vir em seguida. 
Quanto mais fundo cavamos em busca de significados perdidos, mais difícil e utópica se torna a nossa volta para a superfície.
Resiliência não é necessariamente obter uma resposta para nossos problemas, mas sim a NOSSA maneira de passar por eles. E sabem qual a melhor maneira de fazê-lo? Vivendo! Aprendendo que a vida é muito mais do que momentos difíceis.
Deixando as preocupações de lado, e permitindo que o destino se encarregue de colocar tudo nos eixos sem pressa alguma. Afinal, já disse o poeta: 
“Não há melhor remédio que o tempo!”

Nenhum comentário: