Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quarta-feira, 14 de março de 2018

Como planejar bem o quarto

Como planejar bem o quarto

Por ser utilizado em momentos de descanso e relaxamento, o quarto é o ambiente da casa que deve ser aconchegante e agradável. Para isso, existem alguns artifícios utilizados para que o resultado seja como o esperado. Não só a decoração em si, mas algumas dicas essenciais de iluminação, ventilação, cor e layout do espaço podem transformar o ambiente. Te mostramos 9 dicas bem para te ajudar!

A escolha da cama

camaPinterest
Independente do estilo de decoração que vá ter o quarto é importante definir a cama logo no começo, pois ela é o principal elemento do ambiente. A primeira coisa é ter a noção da área do quarto para saber se a cama escolhida cabe no espaço, tanto em largura e comprimento quanto em altura. Analisando largura e comprimento, além da opção de cama de solteiro (1,88x0,88m), existe um tamanho intermediário entre ela e a de casal, que é a de viúvo (2,00x1,20m). Nos padrões para cama de casal, temos a padrão (1,88x1,38m), a Queen (1,98x1,58m) e a King (2,03x1,93m). Quanto a altura, existem hoje no mercado diversas opções de box de cama, aqueles prontos. As alturas variam bastante (muitas opções tem baú e gavetas no apoio do colchão) e se optar por box, as opções muito altas em quartos pequenos podem deixar o espaço desproporcional. É importante se atentar a esse detalhe ou optar ainda pelas camas em marcenaria, que costumam ser mais baixas. 

Saiba qual a melhor posição para a cama

Casa de Valentina
Enquanto se define a melhor cama para o ambiente, é importante avaliar simultaneamente o espaço que ele vai ocupar dentro do quarto pois uma coisa interfere na outra. Escolhida a cama que imagina, deve-se verificar qual a melhor posição para ela. Visualmente, o ideal é que haja uma circulação mínima ao redor das laterais e pé da cama, para que ela fique solta e mais leve no ambiente. Quando não há espaço suficiente, é comum encostar uma das laterais na parede e assim ganhar área de quarto. 

Acerte na iluminação

Viva Decora
Assim como os outros ambientes, o quarto também requer um estudo de iluminação. São dois os principais fatores a se levar em consideração: os tipos de iluminação e os tipos de luz. Para os tipos de iluminação, podemos considerar a geral e a pontual. Mesmo a geral, deve ser suave pois para a área do quarto, não vão bem iluminações muito fortes. As pontuais incluem arandelas, abajures ou luminárias de cabeceira, que deixam a luz bem difusa e mais baixa em todo ambiente. Para os tipos de luz, temos a luz branca e a luz amarela, sendo a primeira conhecida como luz fria e a segunda como luz quente. Considerando a atmosfera aconchegante de um dormitório, a melhor escolha são as luzes amarela, tanto para iluminação quanto para a pontual. 

Cuidados com a ventilação

Depósito Santa Mariah
A ventilação do quarto é um fator muito importante. O ambiente deve contar com uma janela ou sacada para abertura e ventilação do espaço. Isso significa deixar aberto durante algum momento do dia para que naturalmente seja feita a troca de ar. Esse simples processo funciona bem para garantir a pureza, temperatura e umidade adequadas. Assim, não é necessário esquentar ou esfriar a temperatura do ambiente pois faz-se naturalmente. 

Cuidados com a temperatura

Casa de Valentina
A temperatura confortável de um espaço varia normalmente de 19 a 26 graus Celsius. Manter a temperatura do quarto agradável favorece à uma noite bem dormida. As duas maneiras fixas mais utilizadas são o ar condicionado ou o ventilador de teto. É possível se obter o resultado esperado com as duas opções, mas vale lembrar alguns pontos importantes. Para as duas soluções, é preciso ter infra-estrutura elétrica para ligar os equipamentos. Isso significa que possivelmente, não é possível fugir de quebra-quebra de obra. Outro ponto de infra é a do ar condicionado, que precisa de um caminho correto para o dreno da máquina. Tudo isso deve ser pensado junto com a decisão a ser tomada. 

Tipos de piso indicado

Revista Zap Imoveis
Como uma característica padrão dos quartos, os pisos mais indicados são os pisos quentes e aconchegantes. Isso, pois, independente se estamos no verão ou inverno, é mais acolhedor quando temos um piso que mantém a temperatura constante. Boas opções são a madeira, o laminado, o vinílico e carpete, pois são quentes e mais convidativos para área íntima.

Espaços para armazenagem

Decor Fácil
Ao planejar um quarto, é importante estudar seus objetos pessoais para entender qual a melhor forma de armazenar esses seus pertences. Um quarto mal organizado não é bom para o sono nem confortável para ninguém. Caso não haja espaço para grandes armários, uma boa solução é aproveitar o espaço que existe embaixo das camas, com caixas e gavetas. A área é boa para malas, roupa de camas ou outros objetos de interesse. Outra boa opção é considerar o armário até o teto e no alto, locar os objetos que não costumam ser utilizados no dia-a-dia. Assim, dá-se uso à uma área que normalmente é pouco aproveitada. 

Cores adequadas para a parede

Decor Fácil
As cores proporcionam sensações diferentes em um ambiente. Para atmosfera que devem traduzir calmaria e aconchego, o azul e o verde são as cores frias mais indicadas, principalmente se não forem utilizadas em tons fortes. Outra opção são tons de branco, cinza e creme que além de não estimularem muitas sensações, são cores neutras e dialogam bem com diversas cores. Cuidado ao decorar caso a escolha seja paredes com cores, para que a decoração não fique cansativa ou marcante, e sim tranquila. Caso a escolha seja por paredes neutras, as opções de cor em pontos do quarto são mais fáceis de serem postas. 

Decore bem seu quarto!

Ideas Decoracion
Todas as dicas que foram faladas são importantes para que a decoração seja coerente e o espaço tenha uma boa decoração. Mas, alguns objetos decorativos ajudam ainda mais a deixar o ambiente mais intimo e acolhedor. Travesseiros e almofadas podem deixar a cama bastante atrativa, ainda mais quando acompanhada de alguma manta ou edredon na parte dos pés. Cortinas podem deixar o espaço mais intimo e privado e tapetes ao redor da cama dão aconchego ao pisar e complementar a decoração. Quadros, fotos, velas  e objetos pessoais são responsáveis pelo toque final e intimista. 

https://projetos.habitissimo.com.br/projeto/como-planejar-bem-o-quarto

Nenhum comentário: