Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

As Plantas que tem o Poder de Equilibrar Os Chakras

As Plantas que tem o Poder de Equilibrar Os Chakras

As plantas têm o poder energético de equilibrar o campo vibracional pessoal, e logo, dos Chakras. Por estes serem responsáveis pela manutenção da saúde dos órgãos específicos e de funções orgânicas, pode haver desequilíbrio destes pontos energéticos. E uma das formas de equilibrá-los é o uso das plantas.

Nosso corpo tem sete(7) Chakras e são uma combinação das correntes de energia mental, emocional, psicológica e espiritual, que se combinam para formar o corpo físico. Localizados em pontos sequenciais ao longo da espinha dorsal, os Chakras estimulam as glândulas do corpo para atuar em nossos órgãos.

As plantas é uma das formas de equilibrar estes pontos de energia. Tem o poder de trazer equilíbrio emocional; aumentar a imunidade; limpar e curar órgãos do corpo doentes; depressão; quadros de ansiedade.

Chakra Básico

Conhecido também como Chakra Raiz. Localizado na base da coluna vertebral, na região do períneo, é a principal conexão energética do ser humano com o planeta. Quando esse Chakra está enfraquecido indica alterações cognitivas e emocionais, e por reger os ossos, problemas no útero ou próstata; coluna vertebral; região lombar; membros inferiores.

Para equilibrar o Chakra Básico, o chá de dente de leão pode ser utilizado, que pode ser feito com a infusão desta planta, pois melhora a capacidade para absorver energia. Outra opção, também, são os vegetais que enraízam, como cenoura; batata; inhame; rabanete, e recomenda-se consumir crus, na forma de saladas.

Chakra Sacral

Localizado na base da barriga, abaixo do umbigo, é o Chakra relacionado com o poder criador da energia sexual, ou seja, com criatividade; sensualidade e expressão sexual. Quando esse chacra está enfraquecido indica distúrbios da sexualidade ou infecções urinárias recorrentes de desequilíbrios emocionais.

Para equilibrar o Chakra Sacral, utiliza-se o chá de calêndula, pois estimula a criatividade em todas as áreas da vida. Outra planta que é benéfica para este Chakra é a gardênia, que pode-se utilizar tanto as raízes quanto o óleo para muitos fins. Suas flores são usadas por ser muito reconfortante para os sentidos.

O Sândalo também é muito benéfico, que pode ser utilizado como óleo essencial, pois trata infecções, estimula o crescimento de células saudáveis em nosso organismo e traz a energia da sensualidade.

Chakra do Plexo Solar

Localizado na região do umbigo ou do plexo solar, é o centro de poder das emoções e do controle positivo de si mesmo. E como as emoções se manifestam no corpo físico na forma de doenças, o desequilíbrio pode levar a uma infinidade de problemas: má digestão; úlceras; diabetes; problemas hepáticos ou renais; anorexia; bulimia.

Para equilibrar o Chakra do Plexo Solar, recomenda-se o uso do óleo essencial das plantas lavanda, bergamota ou alecrim. A lavanda é um excelente antidepressivo, tem o poder de relaxar, acalmar e diminuir a ansiedade. A bergamota é excelente para o sistema digestivo, pois acelera o processo de digestão, não sobrecarregando os órgãos. Já o alecrim age da mesma forma, além de trazer sensação de conforto e otimismo frente às dificuldades.

Chakra Cardíaco

Localizado na direção do coração, é o centro do amor, compaixão e perdão do nosso sistema energético do corpo. Sua energia corresponde ao amor e à devoção, como formas sutis e elevadas de emoção. Tem todo o potencial para o amor altruísta. Quando enfraquecido indica a necessidade de se libertar do egoísmo e de cultivar maior dedicação ao próximo. No aspecto físico, também pode indicar doenças cardíacas.

Para equilibrar o Chakra Cardíaco, utiliza-se o chá de espinheira santa, pois esta planta aumenta a confiança no processo da vida e incentiva a segurança para seguir o coração. A espinheira santa também ajuda a fortalecer o coração e os vasos sanguíneos. Outras plantas que equilibram o Chakra Cardíaco são pimenta caiena; jasmim; lavanda; manjericão; sálvia; tomilho; coentro e salsa.

Chakra Laríngeo

Localizado na garganta, está relacionado com a expressão e a comunicação, ou seja, com a capacidade de percepção mais sutil, com o entendimento e com a voz. No momento de desequilíbrio, leva a ter problemas de tireoide; laringite; dependência no nível emocional e insegurança.

Para equilibrar o Chakra Laríngeo, recomenda-se o chá de flores de trevo vermelho, pois permite um fluxo livre de comunicação e auto-expressão. A erva-cidreira, capaz de curar várias doenças, incluindo tireoide. O óleo de eucalipto, também, benéfico para o descongestionamento, aplicando algumas gotas na garganta. E outras plantas como tussilagem; hortelã-pimenta; sálvia.

Chakra Frontal

Conhecido como o terceiro olho na tradição hinduísta, é associado à intuição e à glândula pineal, ou seja, à capacidade intuitiva e à percepção sutil. Quando está desequilibrado, aponta para falta de imaginação e intuição. Fisicamente, a fraqueza do terceiro olho pode se manifestar como problemas nos olhos e ouvidos, dores de cabeça; enxaquecas; insônia e até mesmo pesadelos.

Para equilibrar o Chakra Frontal, utiliza-se óleo essencial das plantas menta e jasmim. A menta tem sido usada como apoio na cura da depressão, enxaquecas e perda de memória. Ela também aumenta a conexão entre mente e corpo. Já o jasmim aumenta a sensibilidade e abre os canais de conexão espiritual. Outras plantas são artemísia; papoula; alecrim e lavanda.

Chakra Coronário

Localizado no alto da cabeça, é conhecido também como Chakra da Coroa, e associado à sabedoria; iluminação e transcendência. Na tradição indiana é representado por uma flor-de-lótus de mil pétalas na cor violeta. É o Chakra em que nos conecta à energia universal divina. Quando está em desequilíbrio, nos sentimos desconectados espiritualmente e passamos a viver sem direção ou propósito.

Para equilibrar o Chakra Coronário, pode ser utilizado o óleo essencial das flores de lavanda e de lótus. Ambas trazem alinhamento com a sabedoria divina e utilizadas para melhorar os processos de meditação, pois possui a energia de abertura dos canais de ligação com o divino.


Nenhum comentário: