Na China, tudo é superlativo. A devoção religiosa e as manifestações de fé não fogem à regra. O templo dos 10 mil budas, na região de Sha Tin, em Hong Kong, é um exemplo disso.
Apesar da grande quantidade de templos em toda a região de Hong Kong, sem dúvidas, esse é um que vale muito a visita. Fica na região dos “Novos Territórios” (New Territories), proporcionando uma visita a regiões menos turísticas, e ornamentado com pouco mais de 12.000 estátuas de budas nas mais diversas posições e tamanhos.
A parte mais difícil é superar os quase 500 degraus de uma extensa escadaria que separa a entrada até o pátio principal onde está o próprio templo, uma pagoda e mais algumas estátuas de divindades. Ao longo do caminho, 500 estátuas Arhat em tamanho real e banhadas à ouro, acompanham nossos passos. É impressionante!
Na religião budista, Arhat é uma “pessoa perfeita”, que concluiu seu caminho em busca da perfeição e atingiu o estado “nirvana”, objetivo maior do budismo.
Mantido apenas por devotos do budismo, o templo não abriga nenhum monge. Trata-se de um local de adoração, construído em 1957 por Yuet Kai, que dedicou sua vida à religião. Atualmente, seus restos mortais estão depositados à frente do altar principal do templo.
image
Direções e acesso
221 Pai Tau Village, Sha Tin, New Territories
Horário de Funcionamento: 9h às 17h30min
Entrada Gratuita.
https://cosidesignblog.wordpress.com/2015/02/22/10milbudas/