Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sábado, 27 de outubro de 2012

VAMOS PARA A TURQUIA - ISTAMBUL

 Istambul    
Istambul é a única cidade do mundo que fica em dois continentes; Europa e Ásia. uma fascinante mistura de oriente e ocidente, história e modernidade. Com 2.500 anos de história, foi a capital dos impérios Romano, Bizantino e Otomano. Tornou-se  Bizâncio, capital do Império Bizantino no início do ano 100 aC, e  tornou-se Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, em 306 d.C.
Istambul cosmopolita, moderna importante cidade de negócios, mescla o novo e o antigo, com hotéis sensacionais, restaurantes divinos, vistas de tirar o fôlego, e banhada pelas águas azul marinho do Bósforo! O pôr-do-sol mais bonito do mundo... 
Veja o vídeo!



Vamos para Istambul!
     Palácio Topkapi    

O Palácio Topkapi foi o primeiro palácio dos Sultões Otomanos, funcionando como residência e centro administrativa o império Otomano, um dos maiores do mundo, por 300 anos. Construído após a conquista de Istambul pelos turcos entre 1475 e 1478 a pedido do sultão Fatih Mehmet.

Gigante, cercado por muralhas com 5 Km, tem uma área de 700 mil m 2.  (2 vezes a área do Vaticano! ) impressiona desde sua entrada com um parque muito verde e bem cuidado. Atualmente é dos museus mais visitados da Europa, espetacular! Lá viviam 5 mil membros da família real, soldados, e criados. Sua planta arquitetônica era dividida em 2 partes, onde viviam a dinastia (enderum) e onde viviam empregados civis (birun)
 Nessa época, o Harém era a parte mais importante da vida familiar do sultão onde, juntamente com as suas quatro esposas oficiais, com crianças, viviam também um considerável número de concubinas. (Na época do sultão Murat III, havia cerca de 1200 mulheres no harem! ) A vida para elas era muito competitiva, com o sonho de ser eleita "a favorita", dar um filho ao sultão, que seria o próximo candidato ao trono. Com tanta ambição, era uma rede de intrigas, fofocas, e quem as preparava e controlava era a "valide" (poderosa mãe do sultão). É possível visitar os pátios, piscina, banhos turcos, corredores com os azulejos decorados, esplêndidas salas.

No outro prédio  o Tesouro Imperial impressiona com as jóias mais poderosas do planeta! O diamante Kasikci, de 86 quilates e 40 brilhantes á sua volta (conta a lenda que um fazedor de colheres encontrou o diamante e o vendeu por uma ninharia ao sultão) ou os seus tronos de ouro decorados com jóias, pedras preciosas, centenas de pérolas, milhares de rubis, esmeraldas, diamantes.... adagas, espadas com pedras e mais pedras incrustadas...  As roupas dos sultões bordadas, o luxo em que viviam....Nas suas cozinhas expõe-se uma enorme coleção de porcelana chinesa. Em outra sala também há relíquias como ossos de São João Batista, relíquias de Maomé, etc.  Aprecie o Jardim das Tulipas, super floridos especialmente na primavera (Abril e Maio) Imperdível! (İbrahim Paşa Oteli, Binbirdirek Mh., Terzihane Sk 7) 

Santa Sofía  ( Hagia Sofya)    
Hagia Sofia (pronuncia-se "Aya Sófya") ou Santa Sofia quer dizer "santa sabedoria" é um espetáculo; grandiosa, imponente, maravilhosa! A igreja de Santa Sofia foi reconstruída por Justiniano no século VI e foi o centro do Império Bizantino durante quase mil anos. Considerada uma obra universal pela técnica que possui, as dimensões da sua arquitetura e os seus mosaicos dourados. Cobre uma superfície de 1,6 hectares. Mais de 10.000 operários trabalharam na construção, 100 mestres durante 5 anos.  O mármore do interior  foi trazido da Anatólia e as 4 colunas verdes da nave foram trazidas de Éfeso, e os azulejos e tijolos trazidos de Rhodes. Os terremotos danificaram as suas abóbodas, os cruzados saquearam os seus tesouros e no fim do Império Bizantino foi abandonada por falta de dinheiro. Quando os turcos conquistaram Constantinopla a igreja foi transformada numa Mesquita. Desde 1931 é um museu, maravilhoso e imperdível! Veja que show em 360º! Ingressos 20 TL. Horários: Fecha às 2ªs feiras. No verão das 9 às 19 h e no inverno até às 16:30 h. (Sultanahmet Meydanı No: 1)  



Mesquita  Azul  ( Mesquita de Sultan Ahmet)     
A Mesquita Azul foi construída entre 1600 e 1616 a pedido do sultão Ahmet, e é a mais espetacular e linda mesquita de Istambul, com azulejos de Iznik (antiga Nicéa, dois concílios ecumênicos do Cristianismo) e com 6 minaretes.  Segundo a lenda, o sultão ao pedir ao arquiteto um minarete de "ouro", o arquiteto entendeu "seis" (o som em turco é similar) e por esta razão é a única mesquita  a ter 6 minaretes, ao invés de ouro, que custaria muito caro... Sua proximidade com o Palácio Topkapi, foi proposital. Com 21.043 peças de azulejos de Izmir, mede 51m x 51m, tem enorme tapete,  onde não é permitido entrar de sapatos. ( Na entrada é preciso tirá-los, e há saquinhos para guardá-los, recomenda-se levar meias, ou se preferir entre  descalço) Também recomenda-se levar lenços ou pashiminas para colocar na cabeça, cobrir ombros e pernas, se estiver de bermuda (Se não tiver,  há lenços à disposição) 
Veja  que show em 360º
Uma maravilha, imperdível!


Hipódromo
Tente usar a imaginação; a área do famoso Hipódromo, onde aconteciam corridas de cavalos, de bigas, e acontecimentos políticos não existe mais, apenas uma grande praça, só para pedestres fica entre Hagia Sophia e a Mesquita Azul.  O Hipódromo também é conhecido como At Meydani, ou praça dos cavalos, era grande, comportava 100.000 espectadores, e 40 fileiras de assentos. Foi construído em 203 d.C, ampliado por Constantino em 325 , inspirado no Circus Maximus, em Roma. O Hipódromo foi resplandecente com estátuas, obeliscos e troféus de vários países, restando apenas obelisco de Teodosio, a Coluna Serpentina e obelisco de Constantino, mais conhecido como o obelisco murado. 


     Chora Museum  (Kariye Camii )    
A famosa igreja de San Salvador in Chora (Kariye Çıkmazı), é uma verdadeira joia  Depois da Haghia Sofia é o mais importante exemplo de arte Bizantina em Istambul, do séc. XI , que permaneceu fechada após a conquista turca, sendo transformada em mesquita em 1511, quando acrescentaram um minarete. Desde 1948 é um museu muito importante,  onde as pinturas chegam a ter um efeito tridimensional. Os mosaicos bizantinos nas paredes e nos tetos mostram a vida de Nossa Senhora, a vida de Cristo, sob visão da igreja Ortodoxa. Maravilhosa! Ingressos: 15 TL. Horários:  Diariamente das 9 às 19 h e no inverno até às 16:30 h, fechado às 4ªs feiras ( Edirnekapı, Fatih um pouco longe, mas vale super a pena!!) 

 Palácio  Dolmabahçe   
Pronuncia-se  "Dollmabatchi", e é o mais  decorado e suntuoso palácio de Istambul! Às margens do Bósforo tem um lindo jardim, onde hoje em dia acontecem elegantes casamentos. Concluído em 1856, durante 17 anos para ser melhor, mais confortável e sofisticado que o Topkapi,  e foi inspirado em palácios europeus, como o de Versailles, Buckingham... E sua extravagância quase quebrou o país. É um majestoso palácio com 245 apartamentos, 17 mil m 2, m 47 salões, e sua construção respeitando princípios de simetria. No Salão azul, era o salão principal do Harém, onde a valide (mãe do sultão), recebia as esposas e favoritas em dias de festas. Conta com salas super decoradas, repletas de objetos de arte, lustres maravilhosos, escada de cristais Baccarat, porcelanas de Sévres, alabastro do Egito, mármores das ilhas do Mar de Mármara, pinturas nos tetos feitas por artistas italianos e franceses, veludos, 14 toneladas de ouro, 40 toneladas de prata, o lustre mais pesado do mundo, com tapetes e mais tapetes...  (4500m2 de tapetes!) e a vista espetacular do Bósforo.

Aqui viveram sultões e o último califa, e depois com a queda do Império Otomano, o palácio ficou vazio durante 32 anos, tornou-se a residência de Ataturk, fundador da República Turca, (que aboliu a poligamia e modernizou a Turquia, considerado um verdadeiro "herói", ou melhor "pai dos turcos") , onde recebia estrangeiros e missões diplomáticas. Após sua morte 10/11/1938), os relógios ficaram congelados; 9:05, e anos depois o palácio virou um museu.
 Veja o jardim em 360º! Visitas só em grupos limitados e ao entrar é preciso colocar protetores plásticos sobre os sapatos. (Vişnezade Mh.) Imperdível!!  

      Palácio Beylerbeyi   
Conhecido como palácio de verão, fica no lado asiático. Depois do primeiro palácio de madeira ter sido destruído num incêndio, foi reconstruído  em estilo barroco em 1865 no último período Otomano, por ordem do sultão Abdulalaziz, para receber convidados ilustres como a mulher de Napoleão, rei Eduardo VII, etc.. Ricamente decorado, chama a atenção para a sala com lustres e candelabros de cristais da Boehmia, enorme piscina, como fonte no centro, tapetes ao redor, decoração é bem menor que o Dolmanbahce, oferece vistas para as águas azuis do Bósforo, e antigamente abrigava um mini zoológico com animais exóticos, até tigre de Bengala. Visitas só em grupos limitados e ao entrar é preciso colocar protetores plásticos sobre os sapatos. Ingressos 10 TL.
( Milli Saraylar Daire Başkanlığı, Dolmabahçe Sarayı, Beşiktaş, junto à Bosphorus Bridge, na Ásia) 


Cisterna  Yerebatan 
A Cisterna de Yerebatan, a Cisterna da Basílica, pela sua  enorme área,  também chamada de "Palácio Submerso"é  uma beleza, a maior de todas Cisternas construídas, com capacidade de armazenar 100.000 litros de água, durante o período bizantino em Istambul. Tente imaginá-la cheia de água... Foi construída por Justiniano I, em 532, após a Revolta de  Nika, como uma ampliação da cisterna anterior, construída por Constantino. No período otomano, a água era utilizada pelo Palácio de Topkapi e seus jardins. Como não havia nascentes dentro das muralhas bizantinas, a Cisterna Yerebatan foi construída em 532,  para armazenar água e protegê-la de guerras, e envenenamentos, e suprir o fornecimento da cidade, com água proveniente de rios e nascentes da floresta de Belgrado, a 25 Km a norte de Istambul. Construída com material "reciclado", isto é; colunas romanas provenientes de diferentes estruturas, foram utilizadas colunas com 70 m, 140 m de comprimento, somando 336 colunas, dispostas  a cada 4 m. Ao fundo, outro exemplo de "reaproveitamento"; é possível ver 2 pedras enormes, que são cabeças de Medusa, usadas como base de colunas menores.
Utilizada até o sec. XVI, com pouco uso durante o período Otomano, e depois restaurada no séc. XIX., foi aberta à visitação em 1987. Sua localização no subsolo e iluminação a torna um lugar único e misterioso, usado para apresentações de orquestras e desfiles de moda, é um lugar maravilhoso!
 Os fãs de James Bond devem se lembrar do filme: "From Russia With Love", (veja o trailer) com cenas filmadas aqui.... Imperdível!! Aberto diariamente das 9 às18:30 h com ingressos a 10 TL.  
Aproveite para  tirar uma foto da mil e uma noites, com fantasias de sultão, odalisca e tudo mais, bem ali na entrada!


Dicas  em  Istambul    

Dica ótima é conhecer as belezas de Istambul, sob os olhos de uma guia profissional  turca, super simpática e que fala português!! Zeynep sabe tudo de história; os  melhores caminhos e segredos desta linda cidade!
As guias de turismo reservam e compram as entradas, com isto evitamos  filas! 

http://www.facebook.com/zeynep.sozmen

Tour  de Ônibus    

Quando  a gente chega num lugar novo nada melhor do que fazer um city tour para dar uma ideia geral, se localizar! Ainda mais em Istambul, das cidades mais lindas, é a única no mundo que está em 2 continentes; Europa e Ásia! Um sightseeing em ônibus de 2 andares para não perder nada! é bárbaro porque podemos parar e descer nos pontos turísticos; Taksim, Hagia Sophia, Dolmabahce Palace, Old Pera, Edirnekapi e Kumkapi.


Estreito  de  Bósforo     
Não se pode conceber uma viagem a Istambul sem fazer um cruzeiro pelo Bósforo, que é o estreito que liga o Mar de Mármara ao Mar Negro, e é a única passagem da Rússia, Ucrânia e Geórgia para o Mediterrâneo. 
(O nome turco do Bósforo, quer dizer "garganta") Suas águas são em tom azul marinho, e se você tiver sorte, verá até golfinhos! Ao longo das suas margens pode-se apreciar uma maravilhosa mistura de passado e presente, modéstia e luxo. Hotéis modernos, pequenas aldeias de pescadores, palácios, "yalis" (casas de veraneio feitas em madeira) e fortalezas vão-se sucedendo uns atrás dos outros. A melhor maneira de ver o estreito é de barco, saindo do porto de Eminönü, de uma margem à outra, entre a Ásia e a Europa. "Viajar pelo meio de uma cidade grande, histórica como Istambul, e ao mesmo tempo sentir a liberdade do mar aberto eis a emoção de um passeio pelo Bósforo!" 
(Orhan Pamuk)



Torre  da  Donzela     

A primitiva torre na pequena ilha do Bósforo foi erguida no ano 1100 com um objetivo militar. A torre atual foi construída no século XVIII. Segundo diz a lenda, o rei levou a sua filha até à torre porque alguém lhe tinha predito que morreria de uma mordidela de serpente. No entanto, a serpente entrou na ilha dentro de uma cesta de alimentos e a donzela morreu. Atualmente, funciona ai, um agradável restaurante e café.

Torre  de  Gálata   

Torre de Gálata é  a mais antiga torre de Istambul, construída em 528 pelo rei de Bizâncio. Durante o séc. XIII foi usada pelos italianos (genoveses e venezianos) e posteriormente conquistada pelos turcos em 1453. Já foi prisão e depósito naval. Mede 61 metros de altura, mas tem elevador e depois um lance de escada. Na parte de cima  da torre há um restaurante e uma sala de festas donde se pode apreciar “O Corno de Ouro” e a parte antiga de Istambul. No séc. XVII 1º homem saltou o num voo com asas até a outra margem do Bósforo. Com elevador e um lance de escada é uma vista imperdível do Bósforo, dos terraços, da cidade, especialmente na hora do pôr-do-sol!

 Ponte  de  Gálata    

A partir do séc. XIX as áreas residenciais se expandiram para o norte do Chifre de Ouro e várias propostas de pontes foram apresentadas ao sultão, inclusive por Leonardo da Vinci. Quando o Palácio Topkapi foi abandonado e a dinastia mudou-se para o Palácio Dolmabahçe, a construção da ponte foi inevitável... A idéia da construção foi da rainha-mãe (valide) e por isso teve o nome de Ponte de Valide Sultan, em frente à Mesquita Nova. Depois teve outra construção em 1992 com 80 m de comprimento e hoje em dia é o local preferido para pescar, retrato de uma vida tranquila em meio à agitação da cidade.

  Chifre de Ouro    
 "Chifre de Ouro" ou "Corno de Ouro", é um estreito de mar de 7 Km de comprimento, que divide o lado europeu em duas partes. Divide Istambul na parte antiga, aonde estão os palácios Topkapi, Mesquita Azul, da parte moderna.

  Istkal  Caddesi   

 Istkal Caddesi é a famosa rua de pedestres, bem comercial e nada bonita, com bondinho elétrico (lembra Lisboa) de lojas mais populares, doceiras, etc. , e a igreja de Santo Antônio, a maior de Istambul. termina na praça Taksim. Super movimentada de dia  pelo comércio e à noite também... (aonde vai tanta gente?)
Lá se encontram as embaixadas da Suécia, Dinamarca, França e Rússia.


Taksim   

Taksim é uma grande praça, numa região bem 
central e movimentada, com estação de metrô, hotéis, restaurantes, onde acontecem manifestações populares e encontros populares. Engraxates são bem comuns na Turquia, e seu equipamento é sempre dourado e enfeitado, digno dos sapatos do sultão!
Vista 360º


Ortakoy    

Bairro bem animado à noite, cheio de restaurantes com terraços e lindas vistas para o Bósforo, (vários camelôs com artesanato à venda, parece que você está em Paraty) com a Mesquita de Otakoy.

   Mesquita  Yeni Cami  ( Mesquita Nova)    
Localizada no centro de Istambul, bem próxima ao Mercado Egípcio, tem 2 minaretes , bonito  pátio interno com torneiras para os fiéis se lavarem antes de entrar, como as outras, e sua cúpula tem altura de 36 metros e 17,5 de diâmetro. Com vitrais coloridos, azulejos pintados, janelas com incrustações de madrepérolas, teve uma construção que durou 66 anos sob a ordem de Syife Sultan, mãe de Mehmet III e esposa do sultão Selim II. 


Aqueduto  de Valens    

 Construído em 375 sob ordens do imperador Valens, e restaurado depois por Justiniano no séc. VI, depois por Constantino no séc. VIII e no séc. XI por Basileus. Era utilizado como meio de transporte de água proveniente da floresta de Belgrado para Nymphaion (fonte monumental) na Praça de Beyazid. A altura é de 64 m do nível do mar e 20 m do solo, com extensão de 800 m.

Ilhas dos Príncipes    

Encontram-se no Mar da Mármara a 20 quilômetros de Istambul. Estas nove ilhas serviam de refúgio aos príncipes Bizantinos. Nos quentes meses de Verão, os seus ventos refrescantes e as suas elegantes vilas atraem gentes de Istambul e também os turistas.
Há barcos que saem regularmente em direção às ilhas para do lado europeu e do lado asiático de Istambul. Saindo de Tirkeci, a viagem dura aproximadamente 1 hora e meia.     

Ponte  do Bósforo    

Conhecida também como Ponte Bogaziçi Köprüsü, foi construída em 1973, no 50º aniversário da Republica Turca, por 35 engenheiros e 400 trabalhadores, com o custo de 23 milhões de dólares. Tem 1560 m de comprimento 33 m de largura e distância entre os pilares de 1075 m. A altura é de 64 m ao nível do mar, por onde passam 200 mil carros e 600 mil pessoas por dia. É a 4ª maior ponte suspensa  da Europa e a 7ª do mundo. É emocionante chegar na Ásia atravessando as águas azul marinho do Bósforo! Do lado direito a Europa e do esquerdo à Ásia! Veja como a ponte é grande (foto baixo)

         
Çemberlitas  Hamami    

 O mais famoso banho turco de Istambul, como um spa, desde 1584, desde a época do Nurbanu Sultan, esposa de Selim II e mãe de Murat III, foi construído pelo arquiteto Sinan, com alas masculina e feminina separadas, super bem cuidadas para uma experiência diferente. Massagens, aromaterapia, reflexologia, etc. Se não quiser, vale a pena entrar para conhecer o hall com lojinha de tolhas, buchas, sabonetes, e artigos para banho.
 (Vezirham Cad, 8, Çemberlitas, mapa


Pierre Loti Café    

  O café do famoso escritor francês Julien Viaud, novelista que usava o nome de Pierre Loti, em Eyüp  tem uma vista linda para o Chifre de Ouro. Dá para entender porque se apaixonou por Istambul e escreveu várias obras. 
Fica meio afastado,  e fica próximo à um cemitério... se tiver tempo sobrando, vale a vista.

     Akbank  Culture and Arts Centre    
O Akbank Culture Art Center, é um importante centro cultural que reúne exposições de pintura, escultura e teatro, com concertos de jazz e música clássica(14-19 Istiklal Caddesi, perto da Praça Taksim).  

      Cemal  Resit  Rey Konser Salonu   
CRR Cemal  Resist Rey Concert Hall é um espaço para apresentações de grandes orquestras. 
Visita virtual 
Borusan  Kultur  Sanat    
Borusan Center for Culture and Art tem ótimos festivais de música (421 Istiklal Caddesi )
    Contrastes de Istambul    


O moderno e o antigo...
Galerias de Arte   

Aksanat Resim Galerisi Istiklal Cad. Zambak Sok. 16/1 Beyoglu
Art Galeri Sakayik Araligi Sok.8/A Tesvikiye
Atse Taki Sanat Galerisi Sakayik Sok. 62/5 Nisantasi
Bm Cagdas Sanat Merkezi Akkavak Sok. 1/1 Nisantasi
Borusan Kultur Merkezi İstiklal Cad. 421 Beyoglu
Bilim Sanat Galerisi Muhurdar Cad. Akmar Pasaji 70/1 Kadikoy
Galeri B Husrev Gerede Cad: Firin Sok.2 Tesvikiye
Galeri Bozatli 1 Cad. 97/A Arnavutkoy
Galeri Cerceve - Galipdede Cad. Timarci Sok. 5 Tunel
Galeri Oda Husrev Gerede Cad. 102/B Tesvikiye
Galeri Vinci - Tesvikiye Ihlamur Yolu 1 Tesvikiye

     Mapa de Istambul    
Veja aqui o mapa de Istambul

     Transfer aeroporto    
 Ótima dica é agendar o transfer da sua chegada em Istambul, já que os táxis nem sempre falam inglês...  Achamos super eficiente, a van à sua espera com seu nome, direto para o seu hotel. 
Agende aqui seu transfer

     Miniaturk   
 Miniaturk-Minyatür Türkiye Parkı , é o parque de miniaturas, com réplicas perfeitas de monumentos e paisagens da Turquia, interessante para as crianças e curioso para adultos, tipo um "showcase da Turquia, um passeio ao ar livre pelos monumentos da Anatólia, Istambul ! Horários: 2ª à 6ª das 9 às 19 h e fim de semanas até às 20 h. ( Sütlüce Mahallesi, İmrahor Caddesi, Sütlüce - Beyoğlu) 


Nenhum comentário: