Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sábado, 27 de outubro de 2012

VAMOS PARA TURQUIA - Capadócia...

Capadócia    
Kapadoccia   /    Cappadocia  
  Capadócia quer dizer: "Terra dos belos cavalos", e é uma região que já foi habitada há milhares de anos por várias civilizações, como os Hititas e outros povos originários da Europa e Ásia Menor, e abrange as cidades de Göreme, Ürgüp, Nevsehir e Avanos. Paisagem de sonho...
Vamos para Capadócia!!
     Ficou conhecida com Alexandre, o Grande, embora só houvesse interesse na região pelas suas estradas, por onde fluía o comércio. Desta época data a fundação de Göreme (pronuncia-se Goremê) , antiga Korama, Patrimônio Mundial da UNESCO e atualmente a cidade mais importante da região.
Planícies lunares elevam-se formações rochosas, de vários tamanhos, que se assemelham à cogumelos; são conhecidas como "chaminés-de-fada", fonte de inspiração para muitos, inclusive para o desenho "Os Smurfs".
 As características geológicas deram origem a paisagens que são descritas como lunares. A paisagem da Capadócia foi esculpida por séculos de erupção e são suficientemente macias para permitir que os humanos escavassem e construíssem, casas, condomínios e igrejas. E hoje em dia charmosos e românticos hotéis!
  A situação geográfica da Capadócia, a tornou encruzilhada de rotas comerciais importantes ao longo dos séculos e alvo de contínuas invasões. Para se refugiarem durante as invasões, os habitantes construíram refúgios subterrâneos, por vezes verdadeiras cidades, supondo-se que as mais antigas remontam ao tempo dos Hititas, há mais de 3000 anos, e que muitas ainda estarão por descobrir.
Algumas podem ser visitadas, como é o caso das de DerinkuyuKaymakli,Özkonak e Mazi. Estas cidades tem vários níveis — a de Kaymakli, por exemplo, tem nove, como um formigueiro, embora apenas quatro estejam abertos ao público, (outras reservadas para investigação arqueológica) — e dispõem de canais de ventilação, estábulos, padariaspoços de água e tudo o mais necessário para que os seus ocupantes, que podia chegar à 20. 000, pudessem resistir durante vários meses sem que fossem detectados pelos invasores, quando aldeias inteiras tinham que se esconder fugindo de inimigos. Datam do séc. VII, mas alguns arqueólogos crêem que elas remontem a mais de 4.000 a.C., ainda da época dos hititas.
 (Quando for, mesmo no verão leve um moletom, pois lá embaixo faz bastante frio. Por ter um projeto de circulação de ar, não chega a dar claustrofobia.)

    Capelas e Igrejas nas cavernas  

 Existem entre 400 e 600 igrejas na região, muitas delas escavadas em rochas, super  interessantes de visitar. As mais antigas datam do século VI, embora a maior parte seja dos séc. X e XI, o período que vai desde o fim das incursões árabes, até a chegada dos seljúcidas. A maioria tem afrescos que retratam cenas da vida de Cristo,  sua crucificação e ressurreição, com os apóstolos, geralmente em tons monocromáticos.

     Iconoclastia   

Iconoclastia ou Iconoclasmo (do grego εικών, transl. eikon, "ícone", imagem, e κλαστειν, klastein, "quebrar", portando "quebrador de imagem") foi um movimento político-religioso contra a veneração de ícones e imagens religiosas no Império Bizantino que começou no início século VIII e perdurou até o século IX.  (Isto justifica as imagens dos afrescos, com cenas Bíblicas de olhos riscados, raspados, deixando as figuras sem olhos).

     Göreme  Opena  Air  Museum   
O Göreme Open Air Museum (Museu a Céu Aberto), Patrimônio Mundial da UNESCO,  próximo ao centro de Göreme, (1,5 Km) em uma colina, encontram-se dezenas de monastérios, capelas e igrejas do período Bizantino, a maioria do séc. X, XI e XII, cavadas nas rochas, com abóbodas, altares e colunas bem projetados, exemplos únicos da arquitetura lavrada na rocha e na técnica do afresco, com lindas ilustrações da vida de Cristo nos tetos e paredes. Grande parte dos afrescos encontra-se com os olhos das figuras raspados, devido ao período de Iconoclastas. Há 11 refeitórios, com mesas e bancos escavados nas rochas.
Ao entrar pegue o mapa para acompanhar e não perder nenhuma capela. Prepare o fôlego, com muita subida pela frente! O conjunto é completamente diferente e surpreende... as pinturas são de tirar o fôlego!
Dica: Guarde seu ingresso, pois terá que reapresentá-lo ao entrar no complexo do outro lado da estrada; Tokali (Buckle Church)

Nunnery (Convento)  
O conjunto de 6 andares à esquerda é chamado de "convento", que chegou a abrigar 300 freiras. O convento dispõe de sala de jantar, cozinha, quartos, capela com pinturas em vermelho. Os diferentes níveis do mosteiro são conectados por túneis e portas, como nas cidades subterrâneas, que eram usadas para fechar os túneis em caso de perigo.

Azize Barbara Kilisesi  
Situada atrás da igreja Elmali, (Apple Church),  temos a igreja de Santa Bárbara, da segunda metade do séc. XI, com planta em formato de cruz,  2 colunas e abóbodas no teto, mostra pinturas geométricas, animais mitológicos e símbolos militares em tons vermelhos
Elmali (Apple Church)
Em um dos edifícios mais proeminentes com cores vivas, a Apple Church, deriva do pomar de maçãs, que havia na entrada principal. A igreja tem estrutura arredondada, formato de cruz, abóbodas, 4 colunas e uma abóboda central. Seus belos afrescos datam dos séc. XI e XII, e é possível ver pinturas em vermelho do período Iconoclasta. Os afrescos narram  cenas da Bíblia  e da vida de Cristo, a hospitalidade de Abraão e jovens hebreus.

Yilani (Snake Church)

Esta igreja tem um plano linear composto por duas câmaras. Na parte frontal com abóboda e a na outra teto plano. Os ornamentos ocre-avermelhado imitam pedras, e seus afrescos datam do séc. XI , com imagens de Cristo com o Evangelho na mão e ao lado de uma grande cruz , estão o Imperador Constantino e Helena e na parede oposta São Jorge e São Teodoro lutando contra a serpente. Conta  a lenda , que São Jorge  viveu na Capadócia  (cantado por Jorge Benjor, veja aqui o vídeo), razão de seu nome. Ao fundo vê-se também Santo Onofre e São Tomé.

Karanlik Kilise (Dark Church)


A entrada para esta igreja é ao norte, e é preciso pagar uma taxa de admissão extra, de 8 TL que valem super a pena! Seu nome "Dark Church" é devido não haver nenhuma passagem de luz pela igreja, e no entanto, é a que se destaca. É a mais bonita, do séc. XII, com planta em formato de cruz, com muitos afrescos bem preservados, mostrando cenas da Anunciação do Anjo Gabriel à Nossa Senhora, Nascimento de Jesus, Batismo, Ressurreição de Lázaro, entrada em Jerusalém, a Última Ceia, traição de Judas e a crucificação de Jesus.

Carikli (Sandals Church)

Esta igreja data do final do séc. XII e início do séc. XIII, com duas colunas em forma de pilares e formato de cruz  nas abóbodas. A cúpula central mostra Cristo Pantocrator, com anjos, no centro Maria com o menino Jesus e ao fundo uma imagem de São Miguel. Os afrescos bem preservados mostram a vida de Jesus, a hospedagem de Abraão, santos e doadores da igreja. Embora se assemelhe à Dark Church, e à Apple Church, as cenas da Via Sacra é diferente das outras, com números grandes e as "pegada" dão o nome à igreja pelas marcas de sandália no percurso. (Cristo Pantocrator é  a imagem de Cristo adulto, que normalmente aparece nos afrescos de igrejas e abóbodas)

Tokali (Buckle Church)

Localizada do outro lado da estrada (a 50m), pode passar despercebida por muitos, mas é imperdível! Use o mesmo ticket do Open Air Museum. É um espetáculo, com pé direito alto, com quatro câmaras principais, belos afrescos narrando a vida de Cristo com mais detalhes, feitos em períodos diversos. Na parte mais antiga, data do séc. X, com pinturas  de cenas Bíblicas em verde e vermelho. Na parte mais nova em tons azul.

  Complicado para cadeiras de rodas pelos morros e escadas. Horários: Procure ir logo pela manhã ou mais à tarde, pois durante o dia no verão faz muito calor. Ingressos: 15 TL. Aberto diariamente das 8 às 19 no verão e até às 17h no inverno. Imperdível!!

     Ihlara Valley  

 O Vale Ihlara parece uma miragem, diante da paisagem desértica de vales de crateras, surge o Ihlara Valley, completamente verde, exuberante!
 Prepare-se para boas caminhadas numa região maravilhosa, com muita sombra das árvores, onde se caminha à beira do rio, ao som das águas frias e descobre-se igrejas escondidas, tesouros! Como a mais antiga igreja da Capadócia, com pinturas preciosas nas abóbodas...
Depois de tanto caminhar, aproveite para almoçar deliciosas trutas à beira do rio!

     Derinkuyu  Yeralti Sehri  

Conhecida como Derinkuyu Underground City, é a maior e mais iluminada cidade subterrânea, (Dernkuyu quer dizer Poço Fundo) é apenas uma das 36 Cidades Subterrâneas! Leve casaco, tipo moletom, lá é frio mesmo no verão. São 11 andares subterrâneos, com iluminação, ( bacana também levar lanterna) mas apenas  8 estão abertos à visitação. Não recomendável para quem tem claustrofobia. Não dá aflição, pode dar alguma dor nas costas,  pois em alguns trechos do percurso tem de se andar abaixado. Há 2 mãos de percurso, para ir e sair e em geral  os espaços são amplos.
Super interessante as cidades subterrâneas funcionavam como um "formigueiro", com vários andares para baixo, com 60 m de profundidade como um prédio de 8 andares, onde chegavam a morar 20 mil pessoas para se esconderem de inimigos ou perseguição cristã.
Nos andares superiores ficavam os estábulos para animais, depois os mantimentos, vinhos, comidas e para baixo ficavam as famílias vivendo nas escavações de pedra, e havia até igreja. Um projeto incrível e uma construção mais ainda... todo mundo se surpreende, como podem ter feito escavações perfeitas nas pedras  e terem morado lá, tão escuro e úmido?...
Sua origem é controversa, alguns arqueólogos datam suas origens por volta do ano 9.00 a.C, outros 4.000a.C , mas o mais provável é que seja 1.800a.C. Estima-se que a cidade começou a ser abandonada por completo por volta do século VIII.  Aberto diariamente das 8 às19 h no verão e até às17h no inverno. Ingressos 15 TL.
Caminhos estreitos ficam mais cheios de visitantes entre 11 e 15 hs, procure ir logo pela manhã.
Haviam "portas" que fechavam as passagens, como nos Flinstones!

     Dervishes   

Dervixes que rodopiam... você já deve ter ouvido falar, são da ordem Mevlevi, onde o místico sufi Celaleddin Rumi, seu fundador, acreditava que  a música e a dança levam à um estado de êxtase de amor universal. A cerimônia chamada "sema"  é bem interessante, num templo lindo, com uma apresentação sobre a Turquia, muito bem ilustrada. A sema é dividida em orações, comprimentos,  onde os dervixes (6 a 8 homens) rodopiam durante uns 40 minutos com túnicas brancas, chapéu de feltro, purificam suas almas com os braços esticados para que a energia divina entre para o corpo e saia para a terra. É um espetáculo sério; não se pode sequer fotografar em respeito à celebração, como um ritual diário de reza . Mas é vale a pena ir conhecer um autêntico, não para "turistas", onde os dervixes se apresentam ao som de flautas, violões...

É um espetáculo à noite não recomendado para crianças, que podem achar chato e atrapalhar.
 
    Caminhos da Capadócia  

Estradas ótimas, tranquilas, e é raro ver posto policial e posto de gasolina... 
De repente parece que você está... na Toscana!

     Super  Dica    
Dica bacana! Maiza é uma brasileira que mora lá, conhece tudo e pode apresentar o melhor da Capadócia para você!
    Passeios de Balão   
Voar num balão na Capadócia é uma experiência incrível! A Ballon Turca Capadocia é ótima, prepare-se para madrugar... Por volta das 4:45 hs da manhã uma van pega as pessoas nos hotéis e o encontro é no escritório para um rápido café da manhã, com chá e biscoitos, depois a van segue para o campo de balões e começa a aventura... é muito lindo, o silêncio, a paisagem incrível da Capadócia; ver o sol aparecendo, os balões subindo, realmente é uma experiência mágica! Parece que ainda estamos sonhando... Depois do pouso suave, a equipe de terra vai ao encontro dos passageiros para fotos e um brinde com champagne da Turquia! Imperdível! Se você foi à Capadócia e não voou de balão... você não foi à Capadócia, tem que voltar! 
Dica: No vôo faz frio, leve um agasalho e mesmo no verão leve um moletom!

    HOTÉIS   
  A Capadócia é uma região cheia de vialarejos, e a melhor dica é ficar hospedado em Göreme, (pronuncia-se "Guremé") a cidade do Open Air Museum, (Museu a Céu Aberto), de onde saem os passeios de balões, com melhores restaurantes,  hotéis charmosos, lojinhas, etc. As outras cidades são mais isoladas, ficam no meio do nada, se estiver sem carro então à noite não há nada para fazer... Göreme é tranquilo, mas mais movimentadinho e distante 40 Km do aeroporto de Nevşehir (pronuncia-se Nevxerrir)
    ANATOLIAN  HOUSES    



 O Anatolian Houses, é hotel boutique para curtir a arquitetura rochosa da Capadócia. São 33 suítes decoradas com obras de arte, e com conforto moderno como Wi-Fi grátis, TV de plasma e banheiras de hidromassagem. Dispõe de restaurante e lanchonete. Possui uma piscina externa e outra coberta semelhante aos antigos banhos romanos, fitness center e spa. Passeios de ski podem ser organizados no inverno. (Gaferli Mah. Cevizli sokak, 50180 Göreme) 

    DOORS  OF  CAPPADOCIA  HOTEL   

O Doors of  Capapdocia está a 2 Km de Göreme, com piscina ao ar livre, Wi-Fi grátis. São apenas 17 quartos esculpidos em rochas com todo conforto moderno, restuarnate, bar, spa, massagens, além de disponibilizar transfer para o aeroporto , caminhadas, etc. (Orta Mahallesi Mizrak Sokak No:11 Goreme Nevsehir) 


PASHAHAN  HOTEL

É um pequeno e charmoso hotel, com exclusivos 8 quartos. Super bem localizados, no centro de Göreme, um ponto de partida para descobrir os encantos da Capadócia. Com acomodações em estilo caverna, Wi-Fi grátis, são esculpidos na rocha de pedra branca. Com restaurante de especialidades turcas, oferece café-da-manhã e refeições ao ar livre, com bela vista no verão. Sérgio, (o dono, não é brasileiro; é turco, mas adora os brasileiros), é super simpático e prestativo; ajuda com dicas de passeios de balão, cavalgadas, que podem ser organizadas através do hotel, com help em Português!
 (Isli Mah Roma Kalesi Arkası, 7, Göreme) 


  KOZA  CAVE  HOTEL  

Hotel hotel ecológico está situado em Göreme para quem curte hotel nas cavernas com vista para o Vale dos Pombos. O Koza Cave Hotel foi restaurado com a utilização de pedras, ferro e madeira, todos materiais de construção reciclados. O hotel dispõe de quartos equipados com tapetes turcos e móveis tradicionais e Wi-Fi. Vários quartos possuem uma sala de estar com lareira, e alguns com jacuzzi e terraço. (Aydinli Mahallesi Cakmakli Sokak No:49, Göreme)


SPELUNKA  CAVE  HOTEL  


No coração de Göreme, este hotel não é uma "espelunca", como o nome; é um hotel boutique em estilo caverna. São 15 quartos aconchegantes com decoração caprichada em estilo turco, Wi-Fi grátis, alguns com varanda, tapetes lindos, lareiras, jacuzzi, além de comodidades para fazer chá ou café. Bar, e restaurante com vista panorâmica para as chaminés. ( Gaferli Mah Aydin Kiragi Mevkii No: 4 Nevsehir, Goreme)

KELEBEK  CAVE  HOTEL  
  

    SULTAN  CAVE  SUITES   
  

Este hotel está situado no alto do Mont Aydinly, e tem 30 quartos em estilo caverna, decorados com antiguidades turcas e vista para toda cidade de Göreme. A maioria dos quartos tem terraço, lareira e sala de estar. (Aydinli Mah. Aydinly Sok, 40, Göreme)

TAKAEV   

  Situada na colina do Castelo Uçhisar, no Parque Nacional de Göreme, a pousada Takaev oferece conforto moderno em habitações típicas de cavernas.São apenas 8 quartos com decoração turca, Wi-Fi grátis, e o hotel organiza excursões e trilhas. (Goreme Cd No 57 Karsisi Uchisar, Uchisar) 

    TOURIST  HOTEL & RESORT CAPPADOCIA  

 
 Hotel 4**** ideal para quem não quer ficar em cavernas, quer uma piscina gostosa, num lindo jardim, com cenário incrível!! São 79 quartos e é super bem localizado, dá para ir à pé ao Open Air Museum e ao centrinho da cidade. ( Muze Yolu Cad., Goreme) 

   TRAVELLERS  CAVE  HOTEL  


Hotel  caverna no topo da colina, com aquela vista de cartão postal! Perfeito para quem  não quer voar de balão, só quer ficar curtindo o visual... com os pés no chão! São 20 quartos bem mobiliados, com todo conforto a 5 minutos à pé do centro de Göreme.  

    VEZIR  CAVE  SUITES   

 
Hotel caverna com vista proporciona vista panorâmica para as chaminés fabulosas de Goreme. São 8 quartos aconchegantes, esculpidos na cordilheira. O centro da cidade de Goreme fica a 5 minutos de caminhada. (Gaferli Mah. Unlu Sok. No:24, Goreme) 



     Lojas    

 A Capadócia é uma região de pequenos vilarejos, com lojinhas tipo Monte Verde, Campos de Jordão... Não vá esperar mil lojas e shopping centers, mas é ótimo para comprar pashiminas lindas e o melhor lugar para comprar tapetes!
Galerie  Ikman   
No centro de Göreme, não é apena uma loja, é um paraíso repleto de tapetes pendurados de cima à baixo, kilims, sumakis, tapetes nômades artesanais, novos e antigos, maravilhosos! Ao entrar... uma surpresa; uma sala à céu aberto, parece cenário do Aladim! Salas e mais salas, com um estoque de 40 mil peças... atendimento super simpático em inglês e português

Sr. Suleyman tem o negocio com os filhos, que nos recebem com um delicioso chá de maçãs. Não esqueça de pechinhar, (isto é lei na Turquia), embalam em malas de nylon (é a melhor dica, se não tiver com muita bagagem, pode levar e você despacha para o Brasil com suas malas) ou eles despacham, super tranqüilo, você recebe depois em casa, mas veja se compensa o valor do transporte e impostos alfandegários...  (tel. 90 384 271 23 24) Göreme
   Göreme Onyx   
Imagine uma fábrica de jóias, imagine mil salas, imagine coleções para todo os gostos, imagine as turquesas típicas da região em pulseiras, colares, anéis e uma enorme variedade de peças em ouro, prata, safiras,. turquesas, olho turco, brilhantes, ônix, esmeraldas, etc., com design exclusivo, e também réplicas das jóias do Harém... ainda bem que tem atendimento em português, juro! A loja é enorme, quando você acha que já viu tudo... tem mais! Imperdível! (Ügrup Yolu, Güvercinlik Vadsi Karsisi Uchisar)]



     Restaurantes 
   
 À noite costuma esfriar na Capadócia, mesmo no verão. Vale a pena levar um casaco leve ou pashimina, xale, para se proteger do ventinho.
    Nostalji  Restaurant   
 Delicioso restaurante com bela vista para Göreme, bom para sentar no terraço numa noite de luar! Se estiver friozinho, dispõe de pashiminas para os clientes.
 (Gaferli mah. kale Sokak, 5 Tel. 90 384 271 2906)

Old Greek House  
  Delícia e um lugar lindo e acolhedor na parte térrea, que é um grande terraço. Construído em 1887 mantém características originais da construção grega, cenário do filme italiano "Dervish and his Death" e da série de TV turca "Asmali Konak". Gostoso para almoçar quando visitar a antiga cidade grega Mustafapasa (pronuncia-se Mustafápashá) (Sinasos Village, Mustafapasa, 50420, Urgüp ) 


   Sorvete!   
Sorvete (dondurma) na Turquia é um pouco diferente, e não derrete! Com isto os sorveteiros aproveitam para fazer uma brincadeira, que é um verdadeiro malabarismo, na hora de entregar a casquinha... Não perca!
    

 Farmácia  

Farmácia  em turco é ECZANE, pode ser útil.
     

Mapa    


     
Dança    
 Clara Sussekind é uma dançarina brasileira, que vive na Capadócia e inspirou o personagem de Cléo Pires na nova novela da Globo "Salve Jorge". Faz apresentações diariamente na Capadócia e oferece aulas de dança do ventre e roman dance (dança cigana turca) para mulheres de todas as idades. Mais uma dica para turistas brasileiras! 


Nenhum comentário: