Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

CéudoDia por Mônica Brandão

Saturno em Escorpião
aysha.musicblog.com.br


O que vem a ser Mútua Recepção?


Todos os signos possuem um planeta regente e alguns possuem regente e corregente:

                   Áries - Marte                                 Touro e Libra - Vênus                             Gêmeos e Virgem - Mercúrio                               
                   Câncer - Lua                                 Leão - Sol                                                   Escorpião - Plutão e Marte                   
                   Sagitário - Júpiter                       Capricórnio - Saturno                             Aquário - Urano e Saturno                
                   Peixes - Netuno e Júpiter

A mútua recepção acontece entre planetas quando um transita no signo regido pelo outro. 

No CéudoDia (15/05/2012), Vênus regente dos signos de Touro e Libra está transitando no signo de Gêmeos regido pelo planeta Mercúrio que se encontra transitando no signo de Touro. Desta forma, pode-se afirmar que Vênus e Mercúrio estão em mútua recepção. 


Plutão está transitando no signo de Capricórnio, regido pelo planeta Saturno e, em breve, Saturno estará transitando no signo de Escorpião, regido pelo planeta Plutão. Tais posicionamentos por signo indicarão que Plutão e Saturno estarão em mútua recepção.

Atente para a Imagem a seguir:

 Imagem
Se: 
O signo onde o Sol se encontra é Libra e
o regente do signo de Libra é Vênus.

Se:
Vênus está no signo de Leão e
Leão é regido pelo Sol.

Então:
O Sol está no signo da Vênus e
a Vênus encontra-se no signo do Sol.
Eis a Mútua Recepção entre Sol e Vênus.


Aspectos Maiores entre Planetas
O que são e qual a importância de cada um deles?


Aspectos são "combinações entre um planeta e um signo, entre uma planeta e uma casa, e entre um planeta e outro." (Tierney, 1996) Os aspectos são considerados maiores e menores. Os maiores são: Conjunção; Sextil; Quadratura; Trígono e Oposição. Os menores são: Semisextil; Semiquadratura; Sesquiquadratura; Quinconcio; Quintil; Septil; Novil; Semiquintil; Endecágono. Para responder o questionamento e dar pequenas noções, falarei sobre os aspectos exatos entre planetas que têm separação de zero graus. 
Conjunção: 
Uma conjunção exata ocorre quando dois planetas se encontram situados no mesmo grau de longitude na eclíptica (exemplos: Sol e Urano a 4 graus de Libra; Mercúrio e Marte a 23 graus de Capricórnio). A conjunção tem seus fundamentos baseados no ponto zero grau do signo de Áries; opera mediante a dwad e o decanato de Áries e; associa-se aos conceitos deste signo, da casa 1 e do planeta Marte. Sendo assim, quando dois planetas encontram-se unidos no mesmo grau de um signo, há a necessidade de haver uma fusão de propósitos para que se possa iniciar e empreender novas atividades. A fusão requer que sejam integrados muitos simbolismos, como: o dos planetas envolvidos, do signo, da casa e de qualquer outra simbologia que possa estar diretamente vinculada ao aspecto. 
SextilRepresenta um arco de 60 graus desde o ponto de partida do ciclo no sentido contrário aos ponteiros do relógio. Associa-se ao elemento ar, aos signos de Gêmeos e Aquário e é um aspecto que sugere muita energia mental. Nos permite sermos curiosos a cerca dos significados da vida que envolvem os planetas, os signos, as casas e qualquer outra simbologia que possa estar diretamente ligada ao aspecto.
Quadratura: Representa um arco de 90 graus desde o ponto de partida do ciclo no sentido contrário aos ponteiros do relógio. Associa-se aos elementos água e terra e aos signos de Câncer e Capricórnio. Este é um aspecto intransigente, tenso que requer esforço construtivo envolvendo a energia dos planetas envolvidos, signos, as casas e qualquer outra simbologia que possa estar ligada diretamente ao aspecto.
Trígono: Representa um arco de 120 graus desde o ponto estacionário. Associa-se ao elemento de fogo e aos signos de Leão e Sagitário. Ligado a criatividade, comodidade, prosperidade, a força interior, ao bem-estar em geral. Onde se tem um trígono, a ligação entre os planetas, signos e casas e qualquer outra simbologia que possa estar vinculada ao aspecto é sempre benéfica e muito criativa.
Oposição: Mostra-se no mapa  como um arco de 180 grausdesde o ponto estacionário. Corresponde ao signo de Libra e opera através da dwad e do decanato de Libra, associando-se a casa 7 e a Vênus libriana. É, como a quadratura, considerado um aspecto difícil pela necessidade de se equilibrar as energias dos planetas, signos, casas envolvidos e qualquer outra simbologia que possa estar ligada ao aspecto.


Aspectos que estão aparecendo no CéudoDia (31/03/2012)


Vênus no signo de  Touro está em sextil com o Mercúrio que está Retrógrado no signo de Peixes.
Lua no signo de Câncer está em trígono com o Mercúrio Retrógrado no signo de Peixes.
Plutão em Capricórnio está em trígono com Júpiter no signo de Touro e com Marte Retrógrado no signo de Virgem.
Sol em Áries está em quadratura com Plutão em Capricórnio.
Marte Retrógrado no signo de Virgem está em oposição ao Netuno no signo de Peixes.
Netuno está em conjunção com Quíron, ambos no signo de Peixes.


Qual o significado dos Planetas?

Picture

Sol 
O magnífico Rei. O astro mais poderoso do Sistema Solar. A estrela que brilha sozinha no céudodia e tem luz própria. Emite raios vitais para a vida na Terra. Na Astrologia este luminar representa a energia da vida, a vontade, a essência do ser, o brilho pessoal. Aquilo que se realmente é, a identidade, o motivo pelo qual se nasce. a vitalidade, a energia da vida. É o regente do signo de Leão.
Analogias: masculino; autoridade; marido; pai; sucesso; honra; amor; grandiosidade; orgulho; dinamismo; criatividade; outros.
Lua
A Lua reflete a luz do astro Sol sobre a Terra. Na Astrologia este luminar é a representação de tudo que o Sol necessita em termos emocionais para conseguir conquistar suas vontades. 
É símbolo da magia, da mãe, da ligação, do vínculo familiar. Mostra a melhor maneira que se tem de pertencer a alguém. É o regente do signo de Câncer.
Analogias: feminino; seios; alimentação; líquidos; instabilidade; personalidade; alma; imaginação; sonhos; intuição; memória outros.
Picture
Picture

Mércurio
Planeta mais próximo do Sol. Localizado entre o Sol e a Vênus. Representa, na Astrologia, a mentalidade, a forma como o Sol pensa e expressa suas vontades.  É o regente dos signos de Gêmeos e Virgem.
Analogias: assimilação; aprendizado; esperteza; o mensageiro; o diálogo; a comunicação; a troca; a mente e outros.

Vênus
Conhecido como o Planeta do Amor, é o sexto maior planeta do nosso Sistema Solar e o mais brilhante de todos no céudodia. Na Astrologia representa os relacionamentos, os prazeres do Sol e as questões materiais, as vinculadas a beleza e ao bem-estar. É o regente dos signos de Touro e Libra.
Analogias: estética, afeto, harmonia, sociabilidade, associação, amante, simpatia, vaidade, agradabilidade e outros.
Picture
Picture

Marte
O Planeta Vermelho é o quarto do nosso Sistema Solar a partir do Sol. Conhecido como o Deus da Guerra pelos gregos. Astrologicamente falando, representa a coragem, as ações para que o Sol possa realizar suas vontades. É o impulso de realizar, de fazer acontecer. Regente do signo de Áries e corregente do signo de Escorpião.
Analogias: acidentes, cirurgias, autonomia, liderança, competição, violência, sexo, raiva, força, audácia e outros.

Júpiter
É o maior planeta do Sistema Solar. Conhecido como Zeus, o todo poderoso, o onipotente pelos gregos e pelos egípcios como o poder temporal. Representa na Astrologia as oportunidades, os relacionamentos sociais que o Sol tem na vida. Regente do signo de Sagitário e corregente do signo de Peixes.
Analogias: religião, leis, filosofia, valores éticos, exageros, fortuna, viagens, expansão e outros.
Picture
Picture

Saturno
É o segundo maior planeta do Sistema Solar. Na Mitologia é conhecido como Deus Cronus, o Deus do Tempo. Representa, na Astrologia, as limitações, os obstáculos encontrados pelo Sol para realizar suas vontades, como também as suas competências e responsabilidades.Regente do signo de Capricórnio e corregente do signo de Aquário.
Analogias: austeridade, avareza, medo, restrição, comprometimento, profissional, seriedade, silêncio, preocupações e outros.

Netuno
Oitavo planeta do Sistema Solar. Na mitologia Romana, Netuno (Poseidon para os Gregos) é o Deus do mar. Na Astrologia denota a inspiração, a imaginação superior. É o planeta que tira o Sol do foco, da realidade, que o faz achar que tudo é belo e ideal. Regente do signo de Peixes.
Analogias: melodia; escapismo; ilusão; vícios; camuflagem; meditação; disfarce; magia da sedução; o invisível e outros.
Picture
Picture

Urano
Sétimo planeta do Sistema Solar a partir do Sol. Considerado o mais velhos dos Deuses na Mitologia Grega. Na Astrologia, simboliza as novas experiências a serem vivenciadas pelo Sol, assim como a sua originalidade. Regente do signo de Aquário.
Analogias: inesperado; humanidade;revolução; terremoto; furacão;radioatividade;tecnologia;rompimentos; pioneirismo, inovação; ilegitimidade e outros.

Plutão

Filho de Saturno, herdou o mundo do subterrâneo dos mortos. É considerado um Deus competente nas suas vinganças. Considerado pelos astrônomos como o anão do Sistema Solar. Para a Astrologia, Plutão é o planeta das mudanças, das transformações e das eliminações que precisam ser feitas nas vontades do Sol. Regente do signo de Escorpião.
Analogias: opressão; obscuridade; pavor; destruição; submundo; morte; sexo; corrupção; sadismo; poder; obsessão e outros.

Picture

Nenhum comentário: