Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sábado, 29 de agosto de 2015

Veja fotos da 'superlua' em São Paulo

29/08/2015 19 horas 19 - Atualizado em 29/08/2015 19 horas 52

Veja fotos da 'superlua' em São Paulo

Fenômeno acontece quando lua cheia coincide com perigeu do satélite.
Internautas enviaram fotos ao VC no G1.

Do G1 São Paulo

Superlua é vista no céu de Carapicuiba, na Grande São Paulo (Foto: Luiz Borges/VC no G1)Superlua é registrada pelo internauta Luiz Borges no céu de Carapicuiba, na Grande São Paulo (Foto: Luiz Borges/VC no G1)
Internautas enviaram na noite deste sábado fotos da 'superlua' sobre o céu da Capital e da Grande São Paulo. O fenômeno acontece quando ocorre uma lua cheia no período entre 24 horas antes ou depois de a lua atingir o perigeu (ponto mais próximo da Terra) de sua órbita. As informações são do astrônomo Cassio Barbosa, do blog Observatório.









A órbita da Lua é elíptica, por isso a distância até nosso satélite natural varia. A menor distância até a Terra (chamada de perigeu) é bem diferente da maior distância (chamada de apogeu): o perigeu da Lua se dá por volta de 362.600 km da Terra e o apogeu, na média, por volta de 405.400 km.
Este ano haverá ainda outras duas superluas:  em setembro e em outubro.
O internauta José Nei Marinho registrou a superlua em Moema, na Zona Sul de São Paulo (Foto: José Nei Marinho/VC no G1)O internauta José Nei Marinho registrou a superlua em Moema, na Zona Sul de São Paulo (Foto: José Nei Marinho/VC no G1)
"Toda vez que a Lua fica cheia perto do perigeu, ela parece 14% maior e até 30% mais brilhante. A diferença de tamanho não é tão perceptível, pois quando ela está alta no céu, não há nenhuma estrutura para comparação. Já a diferença de brilho é mais fácil de se notar", explica Cassio Barbosa. "Esse evento é um daqueles que não precisam de instrumento para apreciar, basta ir para um local aberto e olhar para a Lua."
A internauta Célia Regina Laranjeira registrou a superlua no bairro do Paraíso, na Zona Sul (Foto: Célia Regina Laranjeira/VC no G1)A internauta Célia Regina Laranjeira registrou a superlua no bairro do Paraíso, na Zona Sul (Foto: Célia Regina Laranjeira/VC no G1)
Superlua é vista na região do Brooklin, na Zona Sul de São Paulo (Foto: Paulo Guilherme/G1)Superlua é vista na região do Brooklin, na Zona Sul de São Paulo (Foto: Paulo Guilherme/G1)
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/08/veja-fotos-da-superlua-em-sao-paulo.html

superlua - 29/08/2015

29/08/15
por luciano vergueiro

http://www.climatempo.com.br/participe/2271/superlua--29082015


superlua - 29/08/2015


Super Lua tirada hoje do Rio de Janeiro



Nenhum comentário: