Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

segunda-feira, 25 de maio de 2015

TURISMO - BRASIL Porto Seguro

Porto Seguro

Sobre Porto Seguro

Porto Seguro é um município no extremo Sul da Bahia. Divide com Santa Cruz Cabrália a primazia de ser o local de chegada dos portugueses ao Brasil.

O município foi fundado em 1534. Possui cerca de 126 770 habitantes e está tombada em quase sua totalidade pelo patrimônio histórico, não sendo permitida a construção de prédios altos. É cortado pelo rio Buranhém.

Quilômetros de falésias coloridas a perder de vista, recifes de corais, vegetação de Mata Atlântica. Não foi à toa que os portugueses se encantaram com as terras que acabavam de descobrir enquanto buscavam o caminho para as Índias, transformando a região de Porto Seguro, no Sul da Bahia, no berço do Brasil.

Embora tenha se passado 500 anos, as belezas naturais que conquistaram os portugueses continuam sendo as responsáveis pela leva de turistas que chegam por terra e mar. 

A fama de animação da Costa do Descobrimento corre o mundo e chama a atenção de grupos de jovens que procuram agito 24 horas por dia. Entretanto, embora as palavras de ordem sejam axé e lambaeróbica, em especial na praia de Taperapuã e na Passarela do Álcool há opções também para quem chega em busca de paz e tranqüilidade, como o charmoso Arraial d Ajuda e a rústica vila de Trancoso.

Porto Seguro ganhou os títulos de Patrimônio Histórico Nacional e de Patrimônio Natural da Humanidade, que foram mais que merecidos. A cidade guarda com carinho suas riquezas culturais, arquitetônicas e naturais, reunindo-as harmoniosamente. Da cultura dos pataxós ao Parque Marino Recife de Fora, incluindo museus e prédios históricos, a preservação é uma constante. 

Mais nem só de praia e história vive Porto Seguro. A cidade oferece ainda um comércio variado na Passarela do Álcool, um verdadeiro shopping a céu aberto, que reúne lojas, bares e restaurantes com sabores típicos da Bahia. E tem ainda o artesanato da região, produzido pelos índios pataxós e acessíveis na praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália. São bonitas peças de decoração feitas com bambu, madeiras de lei e argila, além de acessórios confeccionados com sementes e penas.

Para os turistas que gostam de ecoturismo, trilhas em áreas de preservação de Mata Atlântica, também é possível praticar caminhas para a observação de espécies de animais e vegetais.

Porto Seguro é um destino perfeito para quem busca agito 24 horas por dia, mas também reserva recantos especiais para recarregar as baterias.

http://www.acheiviagem.com.br/porto-seguro/13/destino.html

Cidade Histórica


(Cidade Histórica em Porto Seguro - Bahia)
A cidade histórica reúne o trajeto que Pedro Alvares Cabral percorreu pelo Brasil quando ele foi descoberto. É lá que estão preservadas as casas, prédios e monumentos históricos que o português visitou e viveu em 1500. Por lá você conhece muito mais sobre a história do Brasil e se encanta com tanta beleza preservada.

O Centro Histórico é o local onde Pedro Álvares Cabral desembarcou com sua capitania, fazendo assim da cidade de Porto Seguro o primeiro lugar habitado no Brasil. 

Instalado no topo de uma falésia debruçada sobre a orla, o espaço abriga imponentes prédios, em destaque, o Marco do Descobrimento, trazido de Portugal por Gonçalo Coelho em 1503.

A Igreja de Nossa Senhora da Pena (padroeira da cidade) com torre em louça de Macau e a Casa de Câmara e Cadeia, que abriga o Museu de Porto Seguro, totalmente restaurado também são destaques no Centro Histórico.

O lugar reserva diversos prédios, casas e construções antigas, totalmente reformadas e preservadas por lei nacional como patrimônio Brasileiro.

Os nativos do lugar aproveitam a visita dos turistas para vender seus artesanatos, já que é a única fonte de renda existente no local. 

É de lá que podemos ter uma das vistas mais lindas de Porto Seguro, em meio as construções antigas e a imensidão do mar que toma conta do litoral Nordestino.

http://www.acheiviagem.com.br/cidade-historica-em-porto-seguro/79/atracao.html

Memorial do Descobrimento


(Memorial do Descobrimento em Porto Seguro - Bahia)
Aqui no memorial do Descobrimento, você aprende um pouco mais sobre tudo o que aconteceu na descida de Pedro Alvares Cabral no Brasil, e como foi a descoberta do território. É aqui que estão preservados replicas dos...

O Memorial do Descobrimento, idealizado e fundado pelo Professor Wilson Cruz foi inaugurado em 2003 e hoje é um dos principais pontos turísticos e culturais da cidade de Porto Seguro.

O Memorial é um espaço cultural que trata do período da humanidade, em que grandes inovações tecnológicas, artísticas, filosóficas, sociais e religiosas aconteceram dando origem a Era Moderna.

A área construída ocupa somente cerca de 700 metros quadrados de 20 mil metros disponibilizados para o parque, os outros 96,5% é a Nau e a imensa área verde.

Os guias são jovens índios pataxós da Reserva da Jaqueira e estudantes do Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral. Eles desempenham suas funções com graça e maestria, sendo muito atenciosos e pacientes com os turistas.

Sempre de portas abertas aos turistas, sejam eles nacionais ou estrangeiros, moradores locais, jovens e adultos, o Memorial da Epopeia do Descobrimento preenche uma lacuna histórica, pois apesar de Porto Seguro ser o berço da nação brasileira pouco ou quase nada se falava a cerca dos fatos que alavancaram a expansão ultramarina portuguesa e o conseqüente descobrimento do Brasil.

O Memorial do Descobrimento busca divulgar os fatos históricos que contribuíram para a formação da nossa civilização, como o ciclo de 106 anos das grandes navegações portuguesas, passando pela Índia, África e terminando no Brasil.

Bem como provocar o interesse e o debate sobre as nossas raízes, estabelecer relação entre o passado e o presente, evidenciando para os visitantes a nossa herança portuguesa a que se somam índios, negros e tantas outras etnias na convivência interativa de crenças, costumes, artes e culturas que formam este rico patrimônio expressivo e original que é o povo brasileiro.
http://www.acheiviagem.com.br/memorial-do-descobrimento-em-porto-
seguro/80/atracao.html

Reserva Indígena da Jaqueira

(Reserva Indígena da Jaqueira em Porto Seguro - Bahia)
A reserva Indígena da Jaqueira abriga centenas de índios pataxós que ficam super felizes com a visita dos turistas. Eles preparam e apresentam rituais indígenas para turistas, e oferecem refeições e e artesanatos feitos pela própria 
Conhecer a Reserva Indígena da Jaqueira é um dos passeios mais legais para se fazer em porto Seguro. Com 827 hectares de mata nativa, a reserva ganha esse nome por conta de um imenso tronco de Jaqueira que tombou pela própria ação da natureza.

As lendárias Ocas espalhadas pelo local, ainda no formato original, dão a exata sensação de se estar nas terras de pindorama. Engajados na proposta de desenvolvimento sustentável, os Pataxós da Jaqueira começaram a receber visitantes para a prática do turismo ecológico. Trata-se do Proecotur, primeiro projeto implantado em uma aldeia indígena, promovendo diversas atividades para a preservação ambiental, afirmação cultural e ecoturismo.

No local chamado quigeme, um grande circulo coberto onde acontecem os rituais. No ritual, os índios se vestem e se pintam a caráter, recepcionam os visitantes com manifestações de sua cultura. Os turistas têm a oportunidade de praticar jogos de arco e flecha, adquirir artesanato confeccionado na própria tribo, fazer trilhas e ainda experimentar a saborosa culinária típica que inclui pratos como o tradicional peixe assado na folha da patioba.

Você pode escolher entre duas opções de trilhas: a mais extensa leva duas horas para ser percorrida, cruzando trechos densos da Mata Atlântica. A outra trilha é mais curta, leva aproximadamente 40 minutos e permite ao visitante conhecer as praticas agrícolas, a caça e o cultivo de algumas plantas medicinais.

No final do programa, a comunidade indígena convida todos para participar do Auê, um ritual de agradecimento a Iamissun, o criador, representado pela soma dos quatro elementos da natureza. Em seguida acontece uma pequena confraternização de agradecimento pela visita, com a dança do Passarinho. 

É necessário contato prévio com a Associação Pataxó de Ecoturismo. A reserva recebe até 48 pessoas por dia, com passeios que duram, em média, 3 horas.
http://www.acheiviagem.com.br/reserva-indigena-da-jaqueira-em-porto-seguro/81/atracao.html

Porto Seguro - Dicas e Informaçoes de Porto Seguro - AcheiViagem.
... Os artesanatos típicos de Porto Seguro também encantam quem viaja por lá (Porto Seguro ...

Nenhum comentário: