Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sexta-feira, 18 de julho de 2014

ONZE (11) lareiras para se aquecer com estilo

11 lareiras para se aquecer com estilo

Inspire-se com diversos tipos e looks



21/05/2013 | POR ANA MONTENEGRO (PESQUISA DE IMAGENS) E ROBERTA DE 

LUCCA (TEXTO).
Mais do que aquecer os ambientes no inverno, lareiras bem-projetadas podem ter forte apelo decorativo. A criatividade e a ousadia resultam na união bem-dosada de estética e conforto nos 11 projetos desta seleção. Confira!
  (Foto: divulgação)
Apoio para a estante
Suâmi Pedrollo e Simara Deola Mello

Não é uma simples lareira a peça projetada pelas arquitetas Suâmi Pedrollo e Simara Deola Mello para uma casa em Itapema, no litoral de Santa Catarina. A estrutura de mármore travetino romano bruto mesma pedra que reveste a chaminé apoia não apenas a lareira, mas também prateleiras para livros e objetos, laqueadas no tom da pedra e com fitas de LED embutidas na parte de baixo. “Nas duas laterais da estante, rente ao piso, existem dois vãos com vidro fixo que trazem luminosidade ao ambiente de forma inusitada”, explica Simara. Para completar o décor aconchegante do espaço, tapete kilim da Oriente-se, poltrona da Saccaro e cesto da Mundo Animal.

_____________________________________________________________________
  (Foto: divulgação)
Aconchego simétrico
Camila Dias Domingues

Simples e elegante, esta lareira tem como ponto focal o frontão de mármore Thassos de 50 cm de largura. O estar da casa em São Paulo é amplo e com pé-direito alto, o que permitiu que a designer de interiores Camila Dias Domingues criasse um espaço contemporâneo de linhas bem limpas. “Com isso, pude usar peças clássicas para quebrar a simetria e dar um ar mais aconchegante ao ambiente”, explica, referindo-se ao uso das cadeiras da Tania Bulhões. As linhas retas da generosa lareira (1,9 x 1,3 m) dão a base para as aquarelas de Gonçalo Ivo, da Dan Galeria note que uma delas está desalinhada das demais, garantindo movimento à composição.
_____________________________________________________________________
  (Foto: divulgação)
Inverno Outdoor
Clarissa Strauss

A cidade de Ribeirão Preto, no interior paulista, é quente. Por isso, o proprietário não via sentido em ter uma lareira dentro da casa, mas imaginou que seria apropriado construir uma na varanda para reunir amigos ao redor do fogo no inverno. A partir desse briefing, a arquiteta Clarissa Strauss instalou a peça pré-fabricada da Construflama no deque contíguo ao estar. Medindo 1,24 x 0,64 m e com revestimento interno de cerâmica refratária, a lareira fica encaixada na parede revestida de tijolos americanos Low Country, importados pela Sama Brasil. Para um acabamento mais sofisticado, a borda é de mármore travertino levigado.
_____________________________________________________________________
  (Foto: divulgação)
Mix de estilos
In House Designers de Interiores

A intenção de mesclar o clássico com o moderno está expressa neste ambiente, projetado pelas arquitetas da In House Designers de Interiores para uma mostra de decoração, que conceberam o espaço, pensando em um apartamento paulistano. A opção foi por uma lareira ecológica da EcoFireplaces, abastecida com biocombustível e emoldurada por um frontão de madeira, da Christie Móveis, com acabamento de laca francesa envelhecida. Essa composição do novo com o antigo abre lugar para a cadeira de balanço da Danish Design e a chaise-longue de antiquário, reformada pela In House com couro da La Novitá. Tapete de pele da Casa Fortaleza e fotos de Giovanna Nucci.
_____________________________________________________________________
  (Foto: divulgação)
Preto em evidência
Diego Revollo

O projeto do apartamento no Pacaembu, em São Paulo, priorizou ambientes com grandes vazios para dar a sensação de se percorrer uma galeria de arte. A fim de garantir essa atmosfera, o arquiteto Diego Revollo escolheu tons neutros e apostou no preto para destacar a lareira pré-fabricada da Largrill. A peça fica encaixada em um painel de madeira com revestimento de laca acetinada preta, da Marcenaria Inovart, que também apoia as prateleiras da estante. Para dar acabamento, a lareira tem uma borda de mármore nero marquina. Acima dela, tela de Amilcar de Castro, da Galeria Espaço Arte, e, sobre a mesa, vaso de cristal do antiquário Ivy e escultura de Ascânio MMM._____________________________________________________________________
  (Foto: divulgação)
Horizontalidade reforçada
Marta Sá Oliveira

O apartamento na capital paulista é estreito. Por isso, a arquiteta Marta Sá Oliveira criou um living integrado à sala de jantar e à varanda. “Em um dos lados do estar, coloquei este painel de carvalho com a lareira embutida para dar força a essa extremidade”, diz Marta. A peça escolhida foi um modelo a gás (1,20 x 0,40 x 0,50 m), da EcoFireplaces, colocada em uma estrutura retangular de mármore piguês branco. Seu desenho de linhas retas e contemporâneas compõe com o mobiliário bem selecionado: poltrona da Brentwood, revestida com tecido da Missoni Home, banqueta do Empório Beraldin, luminária de piso da Lumini e mesa-bar da Artefacto, sobre a qual descansa o quadro de Duda Rosa, da Arte Aplicada.
_____________________________________________________________________
  (Foto: divulgação)
Simplicidade da Comporta
Vera Iachia

Cinco casas de pescadores foram reconstruídas e convertidas em aconchego. Para aproveitar o espírito vernacular no projeto da Herdade da Comporta, em Portugal, Vera Iachia usou materiais locais como os colmos que compõem os telhados e o forro de cana de açúcar da região nas paredes tudo para dar mais conforto ao ambiente, que abriga a lareira de 1,9 x 1,3 m.
_____________________________________________________________________
  (Foto: divulgação)
Chique e Descontraído
Mauricio Nobrega

Mauricio Nóbrega foi o responsável pela descontração dos ambientes desta casa, em Pedro do Rio, no Rio de Janeiro. Convidou Chicô Gouvêia para projetar a lareira de concreto e, para o living de 60 m2, selecionou o sofá de veludo cotelê e as poltronas da Interni, além de poltronas da Depósito São Martinho. No antiquário Arnaldo Danemberg, garimpou o baú, os bancos tipo pescador, o armário, a escada e o móvel bar.
_____________________________________________________________________
  (Foto: divulgação)
Rusticidade serrana
Andrea Chicharo
Em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, a arquiteta Andrea Chicharo projetou uma casa rústica e aconchegante com cadeiras da Novo Ambiente e tapetes da Isfahan. A lareira de tijolo de demolição tem 1,60 m de altura e as portas da varanda embutidas, permitindo um olhar para o vale do Brejal._____________________________________________________________________
  (Foto: Edu Girão/divulgação)
Contemporâneo natural
Fábio Galeazzo
Neste apartamento, no Itaim, em São Paulo, Fábio Galeazzo ousou ao criar uma lareira oval a gás de 90 cm de diâm., da LCZ, no centro do living, dando boas-vindas aos amigos e familiares da proprietária que adora receber.
_____________________________________________________________________
  (Foto: Romulo Fialdini/divulgação)
Rústico Toscano
Ana Maria Vieira Santos
A arquiteta Ana Maria Vieira Santos usou nesta casa, em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, revestimentos rústicos em um projeto inspirado nas casas da Toscana, mas com adaptação para o clima brasileiro. É o caso das pedras moledo selecionadas para compor a parede da lareira com pé-direito de 5,5 m. Na parede do living, tábuas de freijó lavado que revestem toda a parede do living.


http://casavogue.globo.com/Interiores/noticia/2013/05/11-lareiras-para-se-aquecer-com-estilo.html

Nenhum comentário: