Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Os benefícios da dança Dança...



Os benefícios da dança

A dança, recomendada para todas as idades, é um jeito divertido e contagiante de manter a saúde em dia. Confira a seguir curiosidades sobre esta modalidade de exercício e os benefícios que ela traz ao corpo e à mente.


Dança: a mais velha arte


Dança: a mais velha arte
A dança é considerada uma das primeiras formas de expressão artística. Foram encontradas evidências muito antigas, de até 20 mil anos, na África e no sul da Europa. Pinturas em cavernas nesses locais indicam que a dança desempenhava papel importante na vida pré-histórica. Era praticada em cerimônias religiosas, rituais de nascimento e em clamores por cura.
A pré-história do Samba

A pré-história do Samba
Creditada a raízes africanas, a origem do samba pode ser indígena, segundo afirmação do escritor Bernardo Alves em seu livro 'A pré-história do samba'. Em relatos colhidos pelo autor, os passos já eram realizados nas danças indígenas nativas datando de 1.500 d.C. Outra evidência é que os índios Fulni-ô têm em suas tradições antigas o 'samba de coco' e os Xocós, o 'coco sambado'. Modificado ao longo dos anos, o samba foi abraçado pela nossa cultura de tal modo que hoje é considerado genuinamente brasileiro. O samba de roda do Recôncavo Baiano, por exemplo, tornou-se Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
A Internet e as danças
A internet democratizou a dança. Na última década, diversas coreografias ficaram conhecidas mundialmente e foram adotadas, como a música e os passinhos de 'Ai se eu te pego', de Michel Teló, ou mesmo a dança angolana kuduro, que no Brasil ganhou espaço até nas academias. O mais recente fenômeno da rede, dessa vez com reconhecimento do Guinness Book, é do rapper sul-coreano Psy. O videoclipe do hit Gangnam Style bateu recorde no Youtube com 300 milhões de visualizações.

Moonwalk

Moonwalk
Quem nunca “deslizou para trás” ao som de Michael Jackson? Mesmo depois de sua morte, a origem do passo gera polêmicas, porém ainda é creditada ao Rei do Pop, que a popularizou em impecáveis apresentações.

Recorde brasileiro
Em 2011, um dançarino e preparador físico gaúcho bateu o recorde mundial de 'Maior tempo dançando', antes pertencente a um britânico. O feito de Alan Fagundes foi reconhecido, mas ainda não entrou oficialmente no Guinness Book. A maratona de dança durou 134 horas, 42 minutos e 37 segundos.


Estímulos da dança
A aula de dança pode ser considerada uma modalidade esportiva. Ela desenvolve o alongamento, a coordenação motora, estimula a circulação do sangue, aumenta a capacidade respiratória e ajuda a relaxar. Para um condicionamento físico semelhante ao de malhar na academia, o ideal é fazer aulas de dança de três a cinco vezes por semana, durante uma hora.
Dançar emagrece
Dançar em ritmo moderado (através dos estilos valsa e tango, por exemplo) por uma hora pode queimar até 300 calorias. Se o ritmo for mais intenso, como nas aulas de forró, samba e salsa são pelo menos 500 calorias eliminadas.
Terapia e relaxamento
A dança pode ser usada como terapia e seus benefícios vão muito além do bem-estar físico. Ao começar a dar os primeiros passos muitas pessoas se desprendem de tabus, medos e preconceitos e aos poucos percebem suas vidas se transformarem para melhor através da atividade.

Estimula o convívio social
Além de liberar a endorfina, combater estresse e ansiedade, dançar faz bem para a autoestima, ameniza a timidez, traz mais confiança e vontade de encontrar os amigos e de sair de casa. Permite a troca de novas experiências e estimula mais o diálogo, aumentando a motivação e a disposição para as demais tarefas do dia a dia. Invista!
Contraindicações
Ao trabalhar a sustentação do corpo, a contração muscular, o controle motor, a respiração e a resistência cardiopulmonar, a dança é um ótimo tônico ao organismo. Mas não é indicada para pessoas que tenham problemas nas articulações, já que trabalha intensamente estas áreas.


http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/beleza-e-saude/os-benef%C3%ADcios-da-dan%C3%A7a#image=2

http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/beleza-e-saude/os-benef%C3%ADcios-da-dan%C3%A7a#image=11

Nenhum comentário: