Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Feriado - Dia da Padroeira do Brasil... Dia da Criança


Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, ou apenas Nossa Senhora Aparecida, é o título católico de Maria, considerada a mãe de Jesus de Nazaré. Desde a declaração como padroeira do Brasil em 1928 pelo Papa Pio XI, a comemoração de Nossa Senhora Aparecida era em 8 de Dezembro. A partir de 1954, a celebração à Santa foi alterada pelo governo brasileiro para o dia 12 de Outubro.

(Para os católicos, Nossa Senhora Aparecida é considerada a
padroeira do Brasil - Fonte: Wikipedia)

Segundo a mitologia cristã brasileira, em outubro de 1717, os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves ficaram encarregados de garantir o almoço do governador de São Paulo e Minas Gerais, Dom Pedro Miguel de Almeida Portugal (conhecido como Conde de Assumar) e de sua comitiva, que visitavam a Vila de Guaratinguetá, no vale do Paraíba, em São Paulo.

Sem sucesso na pescaria, após várias horas no rio Paraíba, os pescadores curiosamente teriam retirado das águas a imagem de uma santa sem cabeça que, ao ter sido lançada a rede novamente, retornaria com a cabeça da imagem. Domingos, Felipe e João teriam percebido que a santa em questão era Nossa Senhora da Conceição. A partir de então, a pescaria teria lhes rendido muitos peixes, fazendo com que os pescadores atribuíssem à imagem o sucesso milagroso da farta pescaria. A partir de então, Felipe Pedroso teria permanecido com a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida até 1732. A devoção à Santa crescia à medida que a fama dos milagres realizados era espalhada pela região.

(Capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta ao público apenas em 1945 - Fonte: Internet)

A família de Pedroso teria construído um oratório, que, logo constatou-se, era pequeno para abrigar os fiéis que chegavam em número cada vez maior. Em meados de 1734, o vigário de Guaratinguetá mandou construir uma capela no alto do Morro dos Coqueiros para abrigar a imagem da santa; foi aberta ao público apenas em 1945. A imagem passou a ser chamada de Aparecida e deu origem à cidade de mesmo nome.

(Basílica de Nossa Senhora Aparecida, na cidade que leva seu nome - Fonte: Internet)

Há duas fontes sobre o achado da imagem, que se encontram no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida (anterior ao ano de 1743) e no Arquivo Romano da Companhia de Jesus (ARSI), em Roma, Itália. A história foi primeiramente registrada pelos Padres José Alves Vilela (1743) e João de Morais e Aguiar (1757).

A construção da atual Basílica (foto acima) foi iniciada em 1946 e assinada pelo engenheiro Benedito Calixto de Jesus. A inauguração aconteceu 21 anos depois, por ocasião da comemoração do 250º aniversário do encontro milagroso da imagem, ainda com o templo inacabado. É possível perceber alguma similaridade arquitetônica entre a Basílica de Nossa Senhora Aparecida e o Santuário Nacional da Imaculada Conceição (foto abaixo), situado em Washington D.C. Segundo o redentorista Júlio João Brustoloni, um religioso interessado na História da Igreja em Aparecida, a Basílica de Nossa Senhora Aparecida seria uma "cópia adaptada" (sic) do Santuário Nacional da Imaculada Conceição. (Clique aqui e leia o artigo completo).


(Santuário de Washington D.C. - Fonte: Jornal Lince)

Nossa Senhora Aparecida compõe, também, o universo imagético da peça teatral "O Auto da Compadecida", escrita pelo romancista e poeta paraibano Ariano Suassuna. "Auto, como designado no título, é um tipo de encenação popular, corrente durante muito tempo no nordeste do Brasil, e que se propunha a um ensinamento religioso. Os autos tinham a função de levar ao público as exemplares vidas dos santos, assim como os atos que os dignificaram. O auto obedece a um modelo de composição, uma das formas teatrais e dramatúrgicas, que está muito ao gosto do povo, sua função sendo o de instrumento de catequese, didática  pelo ensinamento teológico dos evangelhos, moralizante através do exemplo cristão da vida dos santos. Encenam-se nos autos, portanto, enredos populares, e no caso brasileiro renovado pelo caudal de elementos indígenas e africanos (lapinhas, pastoris, congadas, etc) e personagens folclóricos eivados do próprio povoO Auto aqui é da compadecida, porque fala justamente de Nossa Senhora Aparecida, padroeira dos brasileiros." (4)

(Projeto gráfico do longa "O Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna - Fonte: Internet)

Publicada originalmente em 1955, o livro alcançou sua 35ª edição em 2005. A obra 
"O Auto da Compadecida" pode ser compreendida como um documento sobre a sociedade brasileira, pois revela sua faceta burlesca ao retratar a figura humana (ainda que em uma condição miserável) sob a ótica cômica. O livro traz o texto de apresentação de autoria do escritor e compositor Bráulio Tavares e ilustrações do cenógrafo e figurinista Romero de Andrade Lima.

Em 2000, dirigida por Guel Arraes, a obra "O Auto da Compadecida" ganhou sua adaptação para o cinema, com a inclusão de elementos narrativos presentes nas peças teatrais "O Santo e a Porca" e "Torturas de um coração", ambas de autoria de Suassuna.


Dia das Crianças

O Dia das Crianças é comemorado em diversos países, porém em datas diferentes. Já o dia Universal da Criança é comemorado em 20 de Novembro e foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em referência ao dia no qual foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança, em 1959.

As datas da celebração à criança variam de acordo com cultura local: em Moçambique, por exemplo, a comemoração ocorre no dia 1º de Junho para marcar o dia em que as forças Nazistas, em 1943, assassinaram cruelmente muitas crianças pequenas. Já na Nova Zelândia, aproveitando esse dia para passar mais tempo com a família e sem fins comerciais, a comemoração acontece no primeiro domingo de março.

(Encarte de brinquedo Estrela, de 1960 - Fonte: Girafamania)

No Brasil, o Dia da Criança foi criado em 1924 pelo deputado federal Galdino do Valle Filho. Por essa ocasião, o deputado elaborou um Projeto de Lei e o arremeteu à Câmara. O dia 12 de Outubro foi então oficializado pelo presidente Arthur Bernardes como o Dia das Crianças. Bernardes havia sido eleito por São Paulo e Minas Gerais, porém houve uma grande insatisfação das demais regiões brasileiras, que começavam a se cansar da política oligárquica que reinava no país. Assim, torna-se compreensível entender o motivo pelo  qual a data em comemoração às crianças tenha sido instituída durante a presidência da Arthur Bernardes, como uma tentativa de popularização de seu governo.

Entretanto, a data passou  a ser efetivamente comemorada somente em 1960, através de uma promoção da Fábrica de Brinquedos Estrela, em parceria com a empresa de cosméticos e produtos farmacêuticos Johnson & Johnson. Para aumentar as vendas, a empresa lançou a "Semana do Bebê Robusto". A estratégia havia dado certo; a partir do ano seguinte passou-se a comemorar a "Semana da Criança". Assim, com o aumento das vendas de brinquedos em Outubro, todo o comércio começou a divulgar a data.

(Catálogo nº 33 dos brinquedos Estrela - 1969 a 1970 - Fonte: Internet)

Museu dos Brinquedos, em Belo Horizonte (MG), foi criado em 1986 por Luíza de Azevedo Meyer. O Museu conta com um acervo de aproximadamente 5.000 peças (nacionais e internacionais), dentre elas: bonecas, carrinhos, máquinas de costura, ferros de passar roupa, trenzinhos, velocípedes, pelúcias, cavalos de pau, fantoches, robôs, brinquedos musicais, livros infanto-juvenis e lanternas mágicas.

------------------------- 
Fontes:
(1) "Leif Erickson" (http://guiadoestudante.abril.com.br)

(2) "Viking" (www.klepsidra.net)

(3) "Viking" (http://guiadoestudante.abril.com.br)

(4) "O Auto da Compadecida" (http://www.kinodigital.ufba.br)

Texto e pesquisa de 

Nenhum comentário: