Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

36 horas em Siena, Itália

36 horas em Siena, Itália
Sob muitos aspectos, Siena é a mesma há 800 anos. 
E isso é sensacional.
Sob muitos aspectos, Siena é a mesma há 800 anos. E isso é sensacional. A belíssima praça central do século XIII, a Piazza del Campo, ainda é o coração simbólico e físico da cidade. Il Palio, a corrida de cavalo sem sela que acontece duas vezes por verão, ainda é o evento mais esperado da cidade; e as 'contrade', ou associações de bairro, ainda inspiram uma lealdade tão profunda quanto nos tempos medievais. Ao mesmo tempo, a antiga universidade continua a realizar importantes pesquisas e a imbuir a cidade de um espírito jovial. Florença, a principal rival de Siena ao norte, pode ter vencido a batalha em termos de importância histórica e artística ao longo dos séculos, mas Siena definitivamente é menos turística e, portanto, mais habitável. Nos últimos anos, novas butiques e wine bars (sem falar nos restaurantes mais modernos) surgiram em meio a alguns tesouros recém-reformados.

Sexta-feira, 16h00

Lição de história

Siena sempre foi uma cidade modelo. Em nenhum outro lugar esse senso de identidade fica mais claro do que no Museo Civico (Piazza del Campo, 1; 39-0577-292-615; comune.siena.it; 8 euros para visitar o museu e 13 euros para visitar o museu e a torre) na Piazza del Campo. O visitante encontrará belos afrescos, como a coleção pintada por Simone Martini. Contudo, o ponto alto da visita será a Sala della Pace, de Ambrogio Lorenzetti e sua 'Alegoria do bom e do mau governo'. Encomendados pela prefeitura no século XIV, no auge do poder da cidade-Estado, os afrescos mostram de um lado uma cidade pacífica e, de outro, uma Siena tiranizada e arruinada, com exércitos se atacando de todos os lados. Caso o visitante suba ao topo da torre adjacente, a Torre Mangia, poderá ver que até os dias de hoje a cidade e o campo estão ligados. A coexistência do rural e da metrópole, sem expansão, é uma das principais atrações da região.

20h00

Delícias da Toscana

Poucos pratos são mais típicos que a bisteca fiorentina, o suculento filé grelhado da famosa raça Chianina. Na Enoteca I Terzi (Via dei Termini, 7; 39-0577-443-29; enotecaiterzi.it; entradas a partir de 9 euros), a carne suculenta é cortada no balcão de mármore do restaurante antes de ser levada à mesa com as massas do dia. A carta de vinhos exibe uma enorme coleção de clássicos da Toscana, além de uma excelente coleção de vinhos do mundo todo. Instalada em uma antiga farmácia (com uma bela cozinha aberta), a Osteria le Logge (Via del Porrione, 33; 39-0577-480-13; giannibrunelli.it; entradas a partir de 22 euros) fica no início da área rural e resume a abordagem local e sazonal da região, com especiais diários como salada de cogumelo porcini, taglierini al tartufo e ravióli de abóbora entre as delícias de outono. Não se esqueça de reservar uma mesa no andar térreo, com tetos pintados e armaduras protegendo as garrafas de vinho.
22h00

Palco central

A Piazza del Campo é a perfeita piazza italiana, um lindo e gigantesco espaço cercado de ruas largas que repentinamente convergem em frente à exótica prefeitura municipal. As mesas do Bar Il Palio (Piazza del Campo, 47; 39-0577-282-055) têm uma das melhores vistas da piazza; depois do jantar, experimente a grappa ou o vin santo.

Sábado, 10h00

Doce começo

Os doces de Siena não são especialmente famosos, mas não se pode visitar a cidade sem conhecer os dois mais tradicionais – panforte e ricciarelli. O panforte, repleto de especiarias e frutas secas, lembra um bolo de Natal. Já o ricciarelli é o preferido das multidões: biscoitos macios à base de amêndoas com uma camada crocante, com leve sabor de mel e baunilha. No Nannini (Via Banchi di Sopra, 24; 39-0577-303-080; grupponannini.it), experimente os dois acompanhados de cappuccino.

11h00

Novo e velho

Uma das atrações da cidade é a recente tendência a restaurar antigos edifícios com elementos modernos. Na Santa Maria della.
 Scala (Piazza Duomo, 1; 39-0577-534-571; santamariadellascala.com; entrada 3,50 euros), por exemplo, uma impressionante estrutura construída no século XI para ser um hospital foi transformada em um extraordinário complexo. As salas de peregrinos e a capela da Madonna foram meticulosamente restauradas e o espaço recebeu novas adições, como o museu arqueológico, o museu da criança, um bar moderno e uma livraria. O Museo dell'Opera del Duomo (Piazza Duomo, 8; 39-0577-286-300; operaduomo.siena.it; 6 euros) ocupa parte da catedral inacabada de Siena, na área que seria destinada à nave, e mostra algumas das principais peças que seriam destinadas àquela igreja. Entre elas está a Maestà, um espetacular retábulo de dois lados, projetado pelo grande artista sienês Duccio, considerado por muitos especialistas como a obra de arte mais importante do fim do período medieval.

13h00

Lanche rápido

Almoçar em osterias costuma ser muito simples, com mesas repletas de amigos e pratos que não param de vir. A Da Trombicche (Via del Terme; 39-0577-288-089; trombicche.it; pratos pequenos a partir de 6 euros) é um bom exemplo: o restaurante de sete mesas pertence a dois irmãos que servem salsichas, embutidos da região, como prosciutto e salame, panzanella, almôndegas e diferentes tipos de frittatas frescas, acompanhadas de jarros de vinho da casa. Capas de discos de Lou Reed, David Bowie e dos Rolling Stones enfeitam as paredes ao lado de pôsteres de velhos palios (há até um porco-espinho empalhado para representar a sua contrada). Se não conseguir chegar ali a tempo para o almoço, aproveite ao menos um aperitivo – por apenas um euro, eles são um dos melhores negócios da cidade.
15h00

Centros de moda

Infelizmente, a maior parte das opções de moda de Siena está nas mãos das grandes marcas que podem ser encontradas em qualquer lugar do mundo. Entretanto, duas lojas têm coleções escolhidas a dedo. A Dolci Trame (Via del Moro, 4; 39-0577-461-68; dolcitrame.it) possui uma coleção lindíssima (e cara), que inclui sapatos de Roberto del Carlo, casacos Golden Goose e suéteres de caxemira de Luna Bi, em um espaço que se parece com uma caixa de joias. A Mag (Via dei Termini, 49; 39-0577-410-43; magboutique.it) é outro endereço essencial para os amantes de moda, com peças da Marni, Maria Calderara e Pucci.

20h00

Peixe, por favor

Ainda que a cena gastronômica da cidade seja mais famosa pelas carnes, o Tre Cristi (Vicolo di Provenzano, 1/7; 39-0577-280-608; trecristi.com; entradas a partir de 12 euros) é um fantástico achado, graças a sua seleção de peixes frescos da costa da Toscana, a apenas 45 minutos dali. O restaurante existe desde 1830, mas os jovens proprietários acrescentaram uma pitada de criatividade. A 'lula com berinjela e parmesão' tem filetes crocantes de lula cobertos com queijo sobre pedaços de berinjela e a pesca do dia inclui opções como charuteiro assado com batatas, abobrinha e azeitonas.

22h00

Fazendo música

Siena não é especialmente famosa pela vida noturna. Exatamente por isso, os sieneses estão muito felizes com a chegada do Un Tubo (Via del Luparello, 2; 39-0577-271-312; untubo.it), um clube com música ao vivo que vai do erudito ao rock. Além disso, há também uma cantina com o 'tufo' utilizando para manter frescas as garrafas de vinho. O local é apenas para membros, mas os visitantes podem entrar depois de pagar 12 euros.

Domingo, 11h00

Às antigas

No domingo, as pessoas da cidade se dirigem a uma pitoresca cidade montanhosa ou às ruínas de uma velha abadia para um piquenique às escondidas. Siga-as para conhecer algumas das principais atrações da região antes de ir embora. Escondida no Palazzo della Chigiana, a Antica Pizzicheria (Via di Citta, 93/95; 39-0577-289-164) é um empório às antigas, com prosciutto, salsichas e pimentas penduradas no teto. Vinhos da região, pão fresco, salsichão de javali e pecorino são alguns dos produtos da casa.

Meio-dia

Passeio no campo

San Galgano é uma abadia beneditina a cerca de 40 minutos de Siena. Com o teto em ruínas, olhar para o céu azul de dentro das paredes da igreja é uma experiência transcendental. Entretanto, para quem prefere cidades montanhosas, o vilarejo medieval de Monteriggioni está perfeitamente conservado, com uma série de torres e excelentes restaurantes, como o Bar dell'Orso (Via Cassia Nord, 23; 39-0577-305-074; bardellorso.com), onde se podem provar deliciosos panini por apenas 2 euros. O Il Pozzo (Piazza Roma, 20; 39-0577-304-127; entradas a partir de 16 euros) é uma opção mais formal na praça central de Monteriggioni.

Se você for

O Campo Regio Relais (Via della Sapienza, 25; 39-0577-222-073; camporegio.com; quartos duplos a partir de 150 euros) está extremamente bem localizado, fora da área turística, mas a poucos passos das principais atrações. A vista para o Duomo é bem acompanhada pelo serviço amigável.

A cerca de 15 quilômetros da cidade, o Borgo Scopeto (Strada Comunale 14; 39-0577-320-001; borgoscopetorelais.it; quartos duplos a partir de 240 euros) tem um ambiente rural, com duas piscinas, um spa e quadras de tênis. Especialmente à noite, a vista de Siena ao longe é encantadora.
The New York Times News Service/Syndicate – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito do The New York Times._NYT_
CREDIT: Samuele Pellecchia for The New York Times

Nenhum comentário: