Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

36 horas em Galway, Irlanda

36 horas em Galway, Irlanda
Conhecida como a cidade mais irlandesa da Irlanda, essa metrópole costeira é o lugar onde a cultura e a literatura celta sobreviveram, frequentemente na tradicional língua gaélica. Mas, atualmente, há boas chances de ouvir gente falando espanhol, polonês ou japonês nas ruas agitadas de Galway, uma cidade universitária cada vez mais internacional (a Universidade Nacional da Irlanda fica em Galway).
Conhecida como a cidade mais irlandesa da Irlanda, essa metrópole costeira é o lugar onde a cultura e a literatura celta sobreviveram, frequentemente na tradicional língua gaélica. Mas, atualmente, há boas chances de ouvir gente falando espanhol, polonês ou japonês nas ruas agitadas de Galway, uma cidade universitária cada vez mais internacional (a Universidade Nacional da Irlanda fica em Galway). O outono é menos animado e recebe menos turistas do que o verão, mas os festivais continuam trazendo gente para a cidade, que recebe 10.000 pessoas para o Festival Internacional da Ostra e dos Frutos do Mar de Galway, no fim de setembro, e para o Festival de Teatro de Galway, no começo de outubro. Obviamente, em qualquer noite do ano é possível beber alguns pints de cerveja e curtir um bom 'craic' (gíria irlandesa para 'diversão') em um dos famosos e agitados pubs da cidade.

Sexta-feira, 15h00

De muro a muro

Passeie por 800 anos de história em um trajeto de apenas alguns quarteirões, começando com o 'Hall of the Red Earl' (gratuito; Druid Lane; galwaycivictrust.ie), as ruínas do centro de poder de Galway no século XIII. O sítio arqueológico foi descoberto durante uma construção e aberto ao público em 2010. A poucas quadras dali, o Arco Espanhol é um dos últimos vestígios das antigas muralhas que antigamente circundavam Galway; atualmente, o arco se avoluma sobre um pequeno trecho de litoral gramado, que serve de ponto de encontro para universitários que começam a bebedeira do fim de semana. O Museu Municipal de Galway (gratuito; Spanish Parade; 353-91-532-460; galwaycitymuseum.ie) mudou-se para um prédio de vidro em 2007 e inclui exposições de pessoas famosas do local, como o escritor Padraic O. Conaire. Se o dia estiver chuvoso, você pode se sentar em uma poltrona no segundo andar do museu, pegar algum livro de história irlandesa da estante ao lado e aproveitar a vista para o mar.

18h00

Comida de qualidade

Continue o passeio pela história de Galway enquanto acrescenta alguns sabores contemporâneos no Ard Bia at Nimmos (Calçadão do Arco Espanhol; 353-91-561-114; ardbia.com), um moderno restaurante irlandês em um exótico edifício de pedra em frente ao museu. Com mesas de madeira e pé-direito baixo, o espaço lembra uma cozinha do interior, mas uma com refinados cardápios da estação que destacam os ingredientes locais, como pescada irlandesa grelhada com chouriço, mexilhões, mariscos, batatas com coentro e funcho. O jantar para dois custa cerca de 90 euros.
19h30

Hora do show

Construído em 1820, o antigo fórum já foi transformado em sede da prefeitura e em cinema. Mas agora ele foi novamente reinventado, desta vez como um centro de artes cênicas chamado Town Hall Theater (Courthouse Square; 353-91-569-777; tht.ie). O espaço é importante para eventos como o Galway Arts Festival e o Galway Film Fleadh, além de servir de palco para eventos noturnos o ano todo. É possível assistir a apresentações de comédia stand-up, o espetáculo de cabaré polonês ou uma peça da aclamada companhia de teatro Druid Theater Company, que também é dona do pequeno Druid Lane Theater (Druid Lane; 353-91-568-660; druid.ie), nos arredores.

22h00

Rumo oeste

O bairro latino de Galway concentra os bares mais populares da cidade – talvez populares demais, se você não estiver participando de uma das alegres (e alcoolizadas) despedidas de solteiro que tomam conta do bairro todos os fins de semana. Se quiser um lugar mais tranquilo, caminhe pela margem do rio Corrib até o West End, onde há uma série de bares localizados entre estabelecimentos menos chiques, que incluem um clube de cavalheiros e um sex shop. Escute música tradicional irlandesa no segundo andar do Crane Bar (2 Sea Road; 353-91-587-419; cranebar.com), assista a drag queens cantando sucessos do rádio no bar gay Wilde's (Henry Street; 353-85-852-1335; wildesbar.ie), e depois conheça as bandas indie e os conjuntos de hip hop no Backstage Bar at Monroe's Live (Dominick Street; 353-87-978-3245; monroes.ie).

Sábado, 11h00

Galpão artístico

O exemplo mais claro das iniciativas de artistas locais para utilizar espaços ociosos no centro da cidade é o Shed (Middle Pier, Galway City Harbour; theshedgalway.blogspot.com), um galpão industrial com 380 metros quadrados, construído em um píer que se lança sobre o porto. Até abril de 2013, o coletivo Adapt Galway estará apresentando uma série de exposições de artes visuais no local, cada uma criada por um grupo de artistas locais.

13h00

Dia de compras

Experimente produtos naturais em frente à Igreja St. Nicholas' Collegiate durante a feira de fim de semana Galway Market (Church Lane; galwaymarket.com), onde, além de flores e legumes frescos, pode-se encontrar qualquer coisa de sushi a samosa. Depois, é hora de provar os diferentes queijos irlandeses e europeus no Sheridans Cheesemongers (14-16 Churchyard Street; 353-91-564-829; sheridanscheesemongers.com). Melhor ainda: vá até o bar de vinhos no segundo andar da loja e curta uma fatia de Cashel Blue e uma incrível vista para a rua agitada.
17h00

Noite de caminhada

O povo de Galway escolhe entre andar, correr ou passear de bicicleta pela 'prom'um calçadão à beira-mar com vista para a baía de Galway, para a paisagem escarpada do Burren e para o Salthill, uma área de resorts que já viu dias melhores, mas está renascendo com bares descolados entre os velhos cassinos. Após o passeio de cerca de 2,5 quilômetros partindo do centro da cidade, tome um copo de cerveja porter artesanal no Oslo (Upper Salthill; 353-91-448-390; winefoodbeer.com/oslo), uma antiga danceteria transformada em microcervejaria; ou então, tome vinho e escute jazz em uma aconchegante casa georgiana no Black Cat (179 Upper Salthill; 353-91-501-007; blackcat.ie). Um pouco à frente, é possível assistir a jogos de futebol no telão e tomar chope Zlaty Bazant no Krcma (163 Upper Salthill; 353-91-582-233; krcma.biz), um bar eslovaco que serve como ponto de encontro para pessoas da Europa Central.

19h00

Exclusivo

As paredes são cobertas de tinta verde-clara e os pratos recebem verduras locais no Aniar (53 Lower Dominick Street; 353-91-535-947; aniarrestaurant.ie), palavra gaélica que significa 'ocidental', um restaurante intimista que conta com uma carta de vinhos diversificada e pratos com ingredientes produzidos na região. Delicadas carnes irlandesas (pato selvagem e veado silvestre), frutos do mar e vegetais frescos são preparados com ingredientes locais como groselhas, botões de Ramson, iogurte de ovelha e de algas. Uma refeição de quatro pratos com vinhos para acompanhar custa 60 euros por pessoa.

22h00

Música e língua

Melhore seu gaélico no Club Aras na nGael (45 Dominick Street; 353-91-567-824; cnag.ie), um eclético clube onde se fala a língua irlandesa. Entre pelas portas azuis arqueadas e caminhe até um pub estreito e escuro, onde há aulas de gaélico, sapateado e apresentações de DJs internacionais; os sábados geralmente são reservados para músicas tradicionais. Falantes de inglês são bem vindos, mas o garçom vai insistir em falar algumas palavras da velha língua antes de servir sua Guinness.

Domingo, 10h30

Doces e travessuras

Poucos visitantes deixam Galway sem gastar um pouco de dinheiro na alameda de paralelepípedos conhecida como Shop Street. Quase todas as lojas são de redes ou vendem souvenires, mas vale a pena dar uma volta e ver artistas de rua demonstrando suas habilidades na gaita de fole, na rabeca ou nos covers do U2 – além de conhecer a McCambridge's (38-39 Shop Street; 353-91-562-259; mccambridges.com), uma delicatessen familiar que está no local desde 1925, mas que oferece uma grande variedade de comidinhas modernas. Reabasteça as energias com algas doces colhidas na baía de Galway e com o fortíssimo potcheen, uma tradicional bebida destilada.

Meio-dia

Livrarias

No encontro da Shop Street com a William Street, pare e sente-se no banco que faz parte da estátua de Oscar Wilde e de seu contemporâneo báltico Eduard Vilde, dada de presente a Galway pela cidade de Tartu, na Estônia. Para uma maior inspiração literária e para conhecer mais a respeito da literatura celta contemporânea, vá à Charlie Byrne's (Cornstone Mall, Middle Street; 353-91-561-766; charliebyrne.com), uma grande livraria especializada em itens irlandeses, de livros de história e romances a publicações de poesia gaélica e uma série de revistas de literatura moderna, como a Crannog.

13h00

Kiwi celta

Se você estiver se perguntando o que quer dizer Kai in Kai Cafe and Restaurant (Sea Road; 353-91-526-003; kaicaferestaurant.com), esse é o termo maori para a palavra 'comida'. Nascido na Nova Zelândia, o chef, Jess Murphy, ganhou notoriedade por seu criativo restaurante, localizado em uma antiga floricultura com paredes de pedra. Com um cardápio que muda diariamente e apresenta pratos que unem as culinárias irlandesa e neozelandesa, como pudim de sangue com geleia de beterraba, patê de salmão cozido com molho 'green goddess' e alcaparras. O almoço para dois sai por 30 euros.

Se você for

Em outros tempos, o edifício de pedra calcária do século XIX que abriga o histórico Hotel Meyrick (Eyre Square; 353-91-564-041; hotelmeyrick.ie) recebeu o príncipe Luís Napoleão, Charles Lindbergh e John Wayne. O antigo hotel ferroviário ainda oferece uma ótima localização na Eyre Square, no centro da cidade. A partir de 115 euros, com café da manhã.

A cerca de um quilômetro e meio do centro da cidade encontra-se o maior símbolo da época do 'tigre celta': o opulento G Hotel (Wellpark; 353-91-865-200; theghotel.ie). Os interiores foram projetados pelo famoso chapeleiro Philip Treacy, nascido no município de Galway, e incluem três grande lounges ligados por um longo carpete cor-de-rosa. A partir de 150 euros, com café da manhã.

The New York Times News Service/Syndicate – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito do The New York Times._NYT_

Nenhum comentário: