Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

SALVE... Salve!!! "São Cosme e São Damião"


fonte imagem: portalcot.com

Cosme e Damião

Santos Cosme e Damião, os santos gêmeos, morreram em cerca de 300 d.C. Crê-se que foram médicos, e sua santidade é devida por exercer a medicina sem cobrar por isto. Sua festa é celebrada atualmente no dia 26 de setembro pela Igreja Católica, no dia  27 de setembro pelas religiões afro-brasileiras e no dia 1º de novembro pela Igreja Ortodoxa.

Biografia

Há relatos que atestam serem originários da Arábia, de uma família nobre de pais cristãos, no século III. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio.
Um estudou Medicina e o outro Farmácia na Síria e depois foram praticar em Egéia. Diziam "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder".
Exerciam a medicina e farmácia na Síria, em Egéia e na Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anárgiros, ou seja, inimigos do dinheiro.
Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma exata como morreram. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma.
Foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.

Versões de suas mortes
Há várias versões para suas mortes, mas nenhuma comprovada por documentos históricos. Uma das fontes relata que eram dois irmãos, bons e caridosos, que realizavam milagres e por isso teriam sido amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de feitiçaria e de serem inimigos dos deuses romanos.
Segundo outra versão, na primeira tentativa de matá-los, foram afogados, mas salvos por anjos. Na segunda, foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum. Apedrejados na terceira vez, as pedras voltaram para trás, sem atingi-los. Por fim, morreram degolados.
Lendas: Existiam num reino dois pequenos príncipes gêmeos que traziam sorte a todos. Os problemas mais difíceis eram resolvidos por eles; em troca, pediam doces balas e brinquedos. Esses meninos faziam muitas traquinagens e, um dia, brincando próximos a uma cachoeira, um deles caiu no rio e morreu afogado. Todos do reino ficaram muito tristes pela morte do príncipe. O gêmeo que sobreviveu não tinha mais vontade de comer e vivia chorando de saudades do seu irmão, pedia sempre a orumilá que o levasse para perto do irmão. Sensibilizado pelo pedido, orumilá resolveu levá-lo para se encontrar com o irmão no céu, deixando na terra duas imagens de barro. Desde então, todos que precisam de ajuda deixam oferendas aos pés dessas imagens para ter seus pedidos atendidos.

Semelhanças com a Mitologia Grega

Na mitologia grega, há muito se cultuava esses santos, havendo registros, desde o século V, quando esse culto já estava estabilizado no Mediterrâneo, de cultos que relatam a existência, em seus cultos, de um óleo santo, atribuído a Cosme e Damião, e que tinha o poder de curar doenças e dar filhos às mulheres estéreis.
Alguns grupos concentram seus esforços para demonstrar que Cosme e Damião não existiram de fato, que eram apenas a versão cristã da lenda dos filhos gêmeos de ZeusCastor e Pólux. Esta versão é combatida por aqueles que acreditam na real existência dos irmãos, embora a superstição que o povo tem muitas vezes faça supor que haja uma adaptação do costume pagão.

Relação com as religiões afro-brasileiras
O dia de São Cosme e Damião é celebrado também pelo CandombléBatuqueXangô do NordesteXambá e pelos centros de Umbanda onde são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião, "o popular".
Estas religiões os celebram no dia 27 de setembro, enfeitando seus templos com bandeirolas e alegres desenhos, tendo-se o costume, principalmente no Rio de Janeiro, de dar às crianças que lotam as ruas em busca dos agrados doces e brinquedos. Na Bahia, as pessoas comemoram oferendo caruru, vatapá, doces e pipoca para a vizinhança.

Data de Celebração

Igreja Católica Apostólica Romana, desde tempos imemoriáveis até o Calendário Romano de 1962, que vigorou até 1969, celebrava a festa de santos Cosme e Damião no dia 27 de setembro. Porém, em 1969, com a reforma litúrgica, o Calendário Romano passou a comemorá-los no dia 26, pois, considerada a importância de São Vicente de Paulo, também celebrado dia 27, preferiram não pôr as duas Memórias na mesma data. São Vicente ficou com o dia 27, já que era a data sabida de sua morte; já Santos Cosme e Damião, como não se sabe a data de morte deles, tiveram sua Memória movida para o dia 26 de setembro. Ainda assim, católicos tradicionalistas, devotos mais antigos e as religiões afro-brasileiras que também os cultuam, como o Candomblé e a Umbanda, continuam a comemorá-los no dia 27. Apesar da mudança na Igreja Católica, ao menos no Brasil, por conta da tradição, populares continuam fazendo comemorações no dia 27 de setembro.
Cosme e Damião também são celebrados pela Igreja Ortodoxa, mas há três pares de santos Cosme e Damião celebrados por essa Igreja. O mais comumente associado a santos Cosme e Damião médicos na Síria é celebrado em 1º de novembro, como Santos Cosme e Damião da Ásia Menor. Mas há uma celebração em 17 de outubro, de Santos Cosme e Damião da Cilícia, e outra em 1º de julho, de Santos Cosme e Damião de Roma. Os três pares são da classe dos santos anárgiros, isto é, "desapegados do dinheiro", o que faz com que se pense que os três se referem ao mesmo par.
São considerados no Brasil os Santos padroeiros dos Farmacêuticos e Médicos. A bonita história de São Cosme e São Damião que por sua vez é marcada por visões diferentes, dependendo da crença de cada religião - demonstra a complementaridade e interdependência que as profissões irmãs, a medicina e a farmácia, possuem. Talvez o sucesso atribuído às curas milagrosas dos irmãos gêmeos, na idade média, nada mais fosse do que a antecipação da divisão do trabalho, ocorrida apenas no século XIII, onde a farmácia foi separada oficialmente da medicina e considerada uma profissão.

fonte imagem: cozinhasitatiaia.com.br

Comemoramos hoje a festa dos santos gêmeos, São Cosme e Damião. Este é o dia dos protetores dos médicos, farmacêuticos e crianças. A data é celebrada por religiões como o catolicismo, candomblé e a umbanda.
Durante o século III, Cosme e Damião estudaram medicina e exerceram seu trabalho sem receber nenhum dinheiro em troca. Considerados inimigos dos deuses romanos, os irmãos foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma exata como morreram.

Desde o século V, milagres de cura foram atribuídos aos gêmeos. Anos mais tarde, foram escolhidos patronos dos cirurgiões, farmacêuticos, faculdades de medicina, barbeiros e cabeleireiros.

No Brasil, diversos festejos marcam o dia de São Cosme e Damião. Missas e festas são celebradas na Igreja Católica. Os devotos dos santos no Rio de Janeiro costumam enfeitar os templos e dar doces e brinquedos às crianças. Na Bahia, a tradição é oferecer caruru, vatapá, doces e pipoca para a vizinhança.
Muito concorrido no mês de setembro, o caruru é um delícia gastronômica que faz parte da nossa tradição. E você, já foi convidado para algum caruru? 
Veja nossa dica de receita e convide amigos e familiares para celebrar com você.


fonte imagem: cantinhosicamaia.blogspot.com


A Verdade sobre Cosme e Damião


No dia 27 de Setembro é comemorado no mundo o Dia de Cosme e Damião. 
Nesta data criou-se o costume de entregar doces para as crianças, é importante que ensinemos as crianças sobre o erro dessa prática e as alertemos a não comer os doces que são distribuídos.

*A VERDADE SOBRE COSME E DAMIÃO 

Cosme e Damião eram seguidores de Jesus Cristo. Eles nasceram na Arábia no terceiro século depois de Cristo, eram gêmeos e seus pais eram crentes em Jesus. Quando cresceram, foram estudar num lugar chamado Síria, e lá se tornaram médicos. Mas eles tinham um apelido muito interessante: "ANARGIROS", que significa "INIMIGOS DO DINHEIRO"; pois eles não cobravam nada, nenhum centavo pelo trabalho deles. E já que eles trabalhavam de graça, começaram a se tornar conhecidos atraindo assim muita gente para ouvir a mensagem que eles pregavam sobre o salvador, Jesus Cristo, nosso Senhor.
Havia um homem muito mau que odiava os cristãos. O nome dele era Diocleciano, o imperador romano. Esse homem perverso mandou para a cidade de Egéia, onde estava Cosme e Damião, um representante de nome Lísias. Então, sob o comando de Lísias começaram a torturar Cosme e Damião.Finalmente, depois de torturá-los bastante... Cortaram suas cabeças. E foi assim que eles morreram no ano 283 depois de Cristo. 
Diocleciano, o imperador romano odiava os cristãos porque eles eram fiéis a Jesus Cristo e não adoravam os ídolos fabricados por mãos humanas. Lísias mandou que eles adorassem ou se ajoelhassem diante de algumas imagens, porém como seguidores de Jesus, nunca poderiam fazer isso. A Bíblia diz: não farás para ti imagens de esculturas, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem debaixo da terra. “Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou zeloso”. Êxodo 20: 4, 5

Então, por obedecerem às ordens de Deus e não se encurvarem ou rezarem ás imagens, é que eles foram mortos. Jesus falou: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, ninguém vem ao pai, senão por mim". (João 14: 6)
Portanto, não adianta pedir nada a Cosme e Damião, a São João, São Paulo, Santa Maria ou outro "Santo" qualquer. Devemos buscar somente a Jesus, filho de Deus. Foi ele que morreu por nós numa cruz, ressuscitou ao terceiro dia e hoje roga a Deus por nós. (1ª Tim. 2:5; I João 2:1). Os doces entregues as crianças neste dia são oferecidos aos "SANTOS" em algum terreiro de macumba ou centro espírita como pagamento de promessas.Ensine a criança que ela aceitando esses doces e os comendo estará apoiando e concordando com o erro daqueles que entregam esses doces.
A Bíblia diz que não pode haver amizade entre luz e escuridão, nem entre Jesus e o diabo. (2ª Corintios 6:14-16). E a Bíblia diz mais: "DEUS É LUZ E NELE NÃO HÁ TREVAS NENHUMA". Além disso esses que parecem ser "santos" nos terreiros ou centros, são na realidade demônios (ajudantes do diabo) que estão enganando as pessoas (1ª Co. 10:19 a 21).

fonte: Enciclopédia Universal Ilustrada Europeo-Americana (Volume 15, páginas 1.140 - 1142)
Adaptado de um folheto de evangelização, A VIDA DE COSME E DAMIÃO uma co-produção APEC-CPR

A distribuição de doces é uma das práticas comuns do Dia de Cosme e Damião. (Foto:Divulgação) 

No dia 27 de setembro aconteceu o enterro dos irmãos Cosme e Damião, por isso a data foi escolhida para louvá-los e homenageá-los. Depois de mortos, houve relatos de que eles apareceram materializados para crianças que sofriam com violência. Os santos até hoje também são associados ao milagre da cura e ocupam o título de ‘padroeiros dos médicos’.
Não é apenas a Igreja Católica que celebra o dia de Cosme e Damião, outras religiões também reconhecem a importância dos gêmeos, como é o caso Candomblé. No Brasil, a data costuma ser comemorada com festa, principalmente quando se trata da cultura baiana. A ocasião se revela propícia para a distribuição de doces entre as crianças.

Oração de Cosme e Damião

São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes a cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.
Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila.
Que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração.
Que a vossa proteção, Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: “Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino do Céu”.
São Cosme e Damião, rogai por nós.

Simpatia de São Cosme e Damião

520071 27 de setembro Dia de Cosme e Damião 27 de setembro: Dia de Cosme e Damião
No dia de Cosme e Damião, as pessoas oram e fazem simpatias. (Foto:Divulgação)

Para acalmar criança agitada: pegue uma roupa da criança e lave normalmente. Na última etapa da lavagem, deixe a peça de molho em um litro de água, misturado com uma colher de açúcar cristal. Feito isso, acenda duas velas brancas e peça para que os santos acalmem a criança.
Para curar uma doença: prepare um bolo em homenagem a Cosme e Damião, com toda a fé e carinho. Quando a iguaria estiver pronta, deixe-a em um jardim ou praça, acompanhada de duas garrafinhas de refrigerante. Em seguida, faça uma oração para os santos.

Nenhum comentário: