Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Osho: O Segredo da Vida


Osho: O Segredo da Vida

As gaivotas da Felicidade



Osho: Just Like That # 7: Um homem que amava Gaivotas
7 maio de 1975, Poona, Índia  EXTRACT

Havia um homem que vive à beira-mar que amava gaivotas.
Todas as manhãs, ele desceu para o mar para vagar com as gaivotas.
Mais pássaros veio a ele que poderia ser contados às centenas.

Seu pai lhe disse um dia:
Eu ouço as gaivotas todos vêm de roaming com você -
me trazer algum para jogar.

No dia seguinte, quando ele foi para o mar,
as gaivotas dançaram em cima dele e não viria para baixo.

O maior segredo da vida é - e lembre-se sempre - que a vida é um dom. Você não merecia isso, em primeiro lugar. Não é um direito seu.Foi dado a você, você não fez por merecer. Depois de entender isso, muitas coisas ficarão claras.

Se a vida é um presente, então tudo o que pertence à vida vai ser um presente. Felicidade, amor, meditação - tudo que é belo vai ser um dom do santo, do todo. Você não pode merecer de qualquer maneira e você não pode forçar existência para te fazer feliz, ou para fazê-lo de amor, ou para fazê-lo meditativo. Esse esforço é muito do ego. Esse esforço muito cria miséria. Esse esforço muito vai contra você. Esse esforço muito destruiu você - é suicida.

Por que é assim? Se a vida é um dom, tudo o que pertence e é intrínseco à vida vai ser um presente. Você pode esperar por ele, pode ser receptivo a ela, você pode permanecer em um estado de espírito se rendeu, à espera, paciente, mas você não pode exigir, e você não pode forçar.

Na vida, apenas sobre a superfície, no mercado, os direitos de existir. Como você se move mais profunda, direitos desaparecer. Como você se move mais profunda, presentes aparecer. Esta é uma das coisas mais básicas para se lembrar sempre: você não merecia a vida, ea vida está lá! Absolutamente imerecida, você está vivo, com uma energia tremenda - viva!

Como isso acontece? E se a vida pode acontecer sem o merecer, sem qualquer direito a ele, porque não felicidade? Por que não amar? Por que não o êxtase? Eles podem acontecer, mas você tem que entender a lei. A lei é: não tente diretamente. A felicidade não pode ser perseguido. Ele pode ser persuadido. A persuasão é indireta. Não é um ataque. Você se move, mas não diretamente, porque quando você é direto você é agressivo. Nada é tão direta como a violência. E nada é tão violento quanto direta.

Deus tem uma paciência infinita. Ele trabalha com cuidado, e de maneira muito indireta. Ele cria um bebê, e leva nove meses - ele não parece ter quaisquer especialistas em eficiência ao seu redor. Isso vem acontecendo há milhões de anos, e ele não aprendeu nada, senão ele poderia ter conseguido criar melhores instrumentos para que um bebê poderia ser criado no prazo de nove minutos. Por nove meses? E desde o início ele vem fazendo a mesma coisa, ele não aprendeu nada. Ele deve perguntar aos especialistas, particularmente os especialistas em eficiência. Eles vão mostrar-lhe como produzir, como produzir em larga escala, e não perder muito tempo - nove meses por baby!

Mas não é só com bebês - com flores também cuida infinito; com as aves, mesmo com uma folha de grama, ele leva infinito cuidado e tempo. Ele não tem pressa. Na verdade parece que ele não tem conhecimento do tempo em tudo. Ele existe eternamente. Se você quiser ficar com ele, não tenha pressa, caso contrário você irá ignorar ele. Ele será sempre loitering aqui e agora, e você vai sempre estar indo lá e então. Você sempre será como uma flecha, e ele não é como uma flecha.

E para estar com Deus é ser feliz, estar com Deus é estar vivo, estar com Deus é estar em meditação.

Mas o treinamento de todo o homem é como fazer as coisas rápido . Velocidade em si parece ser um valor. Não é. Em si, ele pode criar uma loucura só - e criou loucura.

Milhões de pessoas atingir os seus objectivos: eles queriam para ser bem sucedido, eles são bem sucedidos - mas infeliz. Eles queriam ser ricos, são ricos - mas infeliz. O mais rico eles ficam, eles se tornam infelizes, porque agora mesmo a esperança está perdida. Eles estavam pensando que, quando eles se tornaram ricos seriam felizes, agora eles são ricos, e felicidade - eles não podem ver qualquer sinal de qualquer lugar. Agora, com desesperança infelicidade também resolve.

Um homem pobre nunca é inútil, um homem rico sempre é. E se você encontrar um homem rico que ainda não está perdido, é certo que ele ainda não é rico. A desesperança é o símbolo de ser rico. Um homem pobre pode esperar. Milhões de coisas estão lá, que ele não tem. Ele pode sonhar, ele pode esperar que, quando essas coisas são lá ele terá atingido o alvo. Então tudo ficará bem, ele vai ser feliz.

Na busca muito de criar infelicidade. Quando você não pesquisar, pesquisas felicidade para você. Quando você procura, você pesquisar sozinho e você não vai encontrar. Onde você vai procurar? Como você vai procurar?

A mente nunca pode ser feliz. A mente é o seu descontentamento acumulado. A mente é o passado acumulado infeliz, todo o sofrimento que você passou: é uma ferida em seu ser. E a mente tenta buscar, buscar, e você perder.

Quando você esquecer a felicidade, de repente você está feliz. Quando você esquecer contentamento, de repente ele está lá.Ele sempre esteve lá em torno de você, mas você não estava lá. Você estava pensando: Em algum lugar no futuro, uma meta tem que ser alcançado, ganhou a felicidade, contentamento praticado. Você estava no futuro e felicidade era apenas em torno de você gostar da fragrância de uma flor.

Sim, Deus é um vadio. Ele está sempre passeando em algum lugar ao redor. E você ter ido longe demais, buscando. Volte para casa! E só ser. Não se preocupe com a felicidade. A vida é como presente, a felicidade também vai estar lá como um presente - um presente do todo, um dom sagrado.

Quando você está procurando muito você está fechado, a tensão de muito procurar e pesquisar fecha você. Quando você está desejando muito, o próprio desejo torna-se um estado tão tensa dos assuntos que a felicidade não pode penetrar. Felicidade penetra você da mesma forma como o sono; contentamento vem a você da mesma forma como o sono: quando você está em um let-go, quando você permite que, quando você simplesmente esperar, eles vêm.

Na verdade, dizer que eles não vêm é certa: eles já estão lá. Em uma decepção. Ir, você pode vê-los e senti-los, porque você está relaxado No relaxamento você se torna mais sensível - e felicidade é o mais sutil coisa possível, o mais sutil, a nata da vida, a essência. Quando você está relaxado, em um total deixar acontecer, sem fazer nada, não vai a lugar nenhum, não pensando em nenhum gol, nenhum alvo, não como uma flecha, mas como um arco e relaxante, sem tensão - ele está lá.

Para pequenas coisas, o mundo do mercado, você pode mover-se como uma flecha, porque isso é o homem-criado. Mas para o que não é o homem-criado, você não pode ser como uma flecha - você tem que ser como um arco relaxado. Deus é o relaxamento total.

Assim Patanjali diz que samadhi perfeita é como o sono, com apenas uma diferença - caso contrário, a qualidade é a mesma, o mesmo sabor, o mesmo gosto - com apenas uma diferença: no sono você está inconsciente, no samadhi você está consciente.Mas o relaxamento, o let-go, é o mesmo. Untense tudo, não vai a lugar nenhum, nem mesmo um pensamento de ir em qualquer lugar, basta estar aqui e agora - de repente tudo começa a acontecer.

Você não está a fazer qualquer coisa para ser feliz. Na verdade você tem feito muito para se tornar infeliz. Se você quer ser infeliz, fazer muito. Se você quer ser feliz, deixe as coisas, permitir que as coisas sejam. Descanse, relaxe, e estar em um let-go.

Deixe-go é o segredo da vida. Deixe-go é o segredo da religião. Deixe-go é o maior segredo. Quando você está em algumas coisas vão deixar-muitos, milhões de coisas, começam a acontecer. Eles já estavam acontecendo, mas você nunca foi consciente. Você não poderia estar ciente; você estava envolvido em outro lugar, você estava ocupado.

As aves continuar cantando. As árvores ir em floração. Os rios vão fluindo. O conjunto é continuamente acontecendo, eo todo é muito psicodélico, muito colorido, com celebrações infinitas acontecendo.

Mas você está tão envolvida, tão ocupado, tão fechado, com nem mesmo uma única janela aberta, sem ventilação cruzada em você. Não raios solares conseguem penetrar você, nenhuma brisa pode soprar através de você, você é tão sólido, tão fechado, o que Leibniz chamou mônadas. Está mônadas. Mônada significa algo sem janelas, sem abertura, com todas as possibilidades de abrir fechado. Como você pode ser feliz? Então fechado, como você pode participar nos mistérios de todo? Como você pode participar do divino? Você vai ter que sair. Você vai ter que deixar cair este recinto, esta prisão.

Onde você vai? E você acha que em algum lugar no futuro haja alguma meta a ser alcançada? A vida já está aqui! Por que esperar para o futuro? Por que adiá-la para o futuro? Adiamento é suicida. A vida é lento, é por isso que você não pode senti-lo. É muito lento, e você é insensível, caso contrário adiamento é o único veneno. Você se mata logo. Você vai adiando - e você continua perdendo a vida que está aqui e agora.

Para aqueles que têm atingido o aqui e agora, toda a vida começa a regar as flores sobre eles. Muitas coisas começam a acontecer, que eles nunca sonharam.
Quando pela primeira vez você está realmente relaxado em um estado meditativo, você não pode acreditar que a vida é tão bela, tão eufórico, bem-aventurança como infinito, como um sat-chit-anand , você não pode acreditar! É inacreditável.

Quando um Buda relatórios, ninguém acredita. Quando um Jesus fala sobre o seu reino de Deus, ninguém acredita. Mesmo aqueles que seguem, eles também não são absolutamente confiante.

Quando Jesus traz a notícia, a boa notícia do Reino de Deus, ninguém acredita nele. Quando Buda fala sobre o vazio infinito dentro, ninguém acredita nele. Não podemos acreditar! Como podemos acreditar, a menos que nós sabemos? Pelo menos um vislumbre é necessário.

Vivemos em um tal sofrimento inferno; a notícia sobre o reino de Deus parece ser apenas um sonho, uma poesia, talvez, mas nada mais. Religião não parece mais do que a literatura: fictício - grande ficção, mas nada mais. Tem que ser assim, é natural de uma maneira, porque você não sabe onde você está, o que está acontecendo ao seu redor. Você é tão insensível, fechado ....

Abra as janelas, quebrar as portas abertas! E correr para fora desta prisão, estão debaixo dos céus. Sinta-se novamente!Pensar não vai ajudar. Pensar pode ir sobre e dentro de você, sem abrir uma única janela. Sentimento só traz-lo para fora de si mesmo - e você tem tanto medo de sentir, tão à vontade com o pensamento e com tanto medo de sentir, porque o sentimento vai levá-lo para fora. Ele vai lhe trazer novamente para o muito atual de vida. Você vai ser no rio, movendo em direção ao oceano.

Sinta-se mais, pensar menos, e aos poucos você vai ver que quanto mais você pode sentir, mais relaxado você estiver. Quanto mais você pode sentir, quanto mais você se torna consciente de o segredo da vida - que você não precisa fazer nada, você apenas tem que estar disponível . Apenas disponível, digo eu, e tudo vem até você.

Uma vez que surge a idéia de agarrar, agarrar-se, tudo desaparece. Este é o significado desta história Sufi.

Havia um homem que vive à beira-mar que amava gaivotas.

O amor é o centro de todos os sentimentos, o amor é a alma de todos os sentimentos. Todos os sentimentos pendurar no amor. Se você não amar, e por todos os sentimentos vão desaparecer. Se você ama, todos os sentimentos será revivido. E lembre-se, eu digo todos os sentimentos: negativo, positivo, tudo. Quando você ama, você começa a odiar também - imediatamente.Quando você ama, você começa sentindo raiva também - imediatamente.Quando você ama, você se sente triste, você se sente feliz. Quando você ama, todos os sentimentos são novamente de volta à vida.

Este é o problema. É por isso que nenhuma sociedade permite que o amor, porque se fosse o caso de que só com amor sentimentos bons, sentimentos que a sociedade decide é bom, surgiu, não haveria problemas. Mas com amor, o problema é que não só o céu começa a floração, mas o inferno também. Eles estão juntos, são dois aspectos da mesma moeda. Eles não podem ser separados - e não há necessidade para separá-los, porque um céu sem um inferno seria mais pobre. Um amor sem raiva seria impotente. Um amor sem tristeza seria superficial.

A vida é uma polaridade, e através de polaridades a vida se torna cada vez mais ricos e cada vez mais complexo. A vida não é como a lógica aristotélica comum, a vida é mais parecido com a dialética hegeliana: tese, antítese. Duas polaridades se reunir e lutar, e um terceiro fenômeno surge: a síntese. A maior harmonia surge de duas polaridades, depois que uma maior harmonia torna-se novamente tese, uma antítese novo surge, então, novamente uma maior degrau da escada de síntese é atingido.

Isto é move como a vida. A vida é dialética hegeliana, não é a lógica aristotélica. Não é simples dualidade. É novo e de novo chega à unidade através da dualidade - e essa unidade se torna novamente um poste. Ele cria um outro pólo, o movimento começa. Isto é como a vida está tentando alcançar pináculos mais elevados de ser.

Quando você ama você se torna feliz, e você fica triste também. Estes são a tese ea antítese. O amor é uma harmonia, a síntese. A vida se move através de opostos, assim como um rio move-se através de dois bancos. Você não pode conceber um rio com um banco. Se você conceber isso, então todos os rios desaparecer. Se você tentar assegurar que uma costa vai ser melhor, então, os rios não pode existir.

Isso é o que aconteceu à consciência humana. No início o homem decidiu contra o ódio, contra a raiva, contra todos os pólos negativos, que não são boas. Eles não são bons, se eles estão sozinhos, eles são muito ruins. Se um homem é simplesmente com raiva, sem amor, ele é louco. Esta raiva é uma doença. Mas se um homem está com raiva por causa do amor, um pai zangado com seu filho, com amor, então a raiva tem uma beleza própria.

Nenhuma criança nunca vai se sentir mal para um pai que estava irritado com o amor. Mas um pai que era simplesmente zangado sem amor não pode ser perdoado. A criança pode esquecê-lo, mas ele não pode perdoar. Apenas a raiva, sem amor?É doença. Ela é venenosa. Mas se você está irritado com o amor, a criança compreende. Ele entende o seu amor. E em que todo maior do amor, a raiva se encaixa. É apenas amor em ação, nada mais, ea criança sente-se imediatamente, e te ama mais por isso.

Um marido irritado sem amor é apenas ego, tentando possuir, dominar. Um marido irritado com o amor não é ego tentando possuir, mas o amor, tentando ajudar. Mesmo se a raiva é necessário, o amor está pronto para estar com raiva.

Quando o amor surge, todos os sentimentos em erupção, um vulcão explode e homem fica com medo. Assim é melhor, o homem decidiu, para não tocar desse vulcão. Deixe-o estar lá, escondido, porque traz negativos também. Mas quem sabe, eles dizem não ter medo do negativo. O negativo é obrigado a estar lá com o positivo, como uma sombra é obrigado a estar com você. Se não quiser sombra, você terá que matar. Então só a sombra desaparecer. Mas não há nada errado em uma sombra. Se você está lá, nada está errado. Se o amor está lá, nada está errado.

Alguém perguntou a Santo Agostinho: "Diga-me em uma frase, em uma simples frase, toda a mensagem de Cristo, porque eu sou um homem ignorante, e eu não consigo entender as sutilezas da teologia. E eu não sei muito sobre moralidade, por isso não me dê disciplinas complexas não podem ser capazes de seguir. Dê-me uma disciplina simples, tão simples que eu possa entender e seguir. "
Diz-se que Santo Agostinho fechou os olhos e meditava, e então ele disse: "Então, há apenas uma coisa - amor, e tudo o resto se seguirá . "

O amor é a maior moralidade, porque traz o sentimento de parte pra cima, e a parte pensante vai para baixo. Nada está errado com a parte pensante, mas está fazendo o papel do mestre, que é errado. A razão é bom se isso ajuda sentindo.Sentimento deve ser o mestre e da razão deve ser o servo. Sentimento deve orientar e razão devem gerir. Mas se a razão se torna o mestre e sentimento tem que seguir, você vai estar morto ... pois como você pode estar vivo apenas com a razão? A vida está se sentindo. As árvores podem existir sem a razão, mas não pode existir sem sentimento.

Agora, até os cientistas estão se tornando mais e mais conscientes de que as árvores se sentir, e sentir-se tremendamente.Estrelas, pedras, rios - eles não podem existir sem sentimento. Sentimento é a sua própria vida. Aves, animais, o todo - existem com sentimento. Exceto o homem. O homem é cabeça para baixo. A cabeça se tornou a coisa importante, e de cabeça tem sido sentimento suprimir.

E isso aconteceu durante toda a vida dessa forma. Regra os políticos, dominam, na verdade, os poetas devem ser os guias, e não políticos. Mas como isso acontece no indivíduo atômica, por isso acontece em uma escala mais ampla na sociedade. Se as regras de sentimento do indivíduo, em seguida, poetas irão governar a vida, então poetas vai governar as nações. O mundo será totalmente diferente. Se as regras de cabeça, se a razão governa o indivíduo, então os políticos vão dominar o mundo, eo mundo vai estar constantemente em apuros, constantemente em guerra, em constante conflito.

É bom sentir, e se sentindo o rodeia, então não há nada de errado em pensar. Se o pensamento segue sentimento - linda, que ajuda. É como um radar. Ele abre o caminho para a sensação de seguir em frente. Ela protege o sentimento dos perigos. Ela ajuda a sensação de saber o que vai acontecer a seguir, para planejar um pouco. É bom! Mas bom apenas como um servo.

Se você ama, você terá uma afinidade profunda com a existência. Árvores vai falar com você. Os pássaros vão começar a vir mais perto de você. Animais não terá medo de você, não há necessidade. O homem cria medo por causa de sua cabeça. Com seu coração ele é novamente um com o universo.

Havia um homem que vive à beira-mar que amava gaivotas.
Todas as manhãs, ele desceu para o mar para vagar com as gaivotas.
Mais pássaros veio a ele que poderia ser contados às centenas.

Milhares de gaivotas se reuniram em torno dele. Eles saltaram e pularam, e eles voaram e dançavam, e eles se mudaram com ele na praia. O homem foi aceito pelas gaivotas, porque o sentimento está em todo lugar aceita. Essa é a linguagem da existência: sentimento. A razão é a linguagem da humanidade, não da existência - um fenômeno local, e não universal. O sentimento é a linguagem, a linguagem esquecida. Se você entender sentindo, você entender o todo.

Se você realmente começar a sentir, e seu coração começa realmente palpitante com sentimento, você pode pedir a uma árvore, uma árvore e está sempre pronto para revelar o seu segredo. Você pode perguntar a um pássaro, o pássaro está pronto para revelar o seu segredo. Você pode perguntar a existência, ea existência está pronto para revelar o seu coração. Esse coração é Deus, o reino de Deus, o êxtase, a libertação final, moksha, nirvana, tudo o que você quiser chamá-lo, você pode chamá-lo.


Mais pássaros veio a ele que poderia ser contados às centenas.

Ele conhecia a linguagem dos sentimentos. É o amor. Ninguém tem medo do amor, nem mesmo os pássaros. E eles certamente podem sentir mais do que você, porque eles não têm aparelho de pensar, nenhum distúrbio da mente.

Diz-se que quando Buda alcançou a iluminação, árvores floresceram fora da estação. Pode não ser uma ficção, pode ser verdade. E um dia poderemos ser capazes de provar isso cientificamente, porque se uma minhoca, não relacionados a uma planta em tudo, de uma espécie totalmente diferentes, é jogado em água quente, ea morte, a tortura, a violência, é sentida por a planta ea planta passa por um tumulto, um tumulto terrível, abalada até as raízes, então a outra coisa também parece possível.

Buddha alcança o nirvana, ele torna-se iluminado. Uma vida atingiu o objetivo: não parece muito fictício que as árvores ao seu redor flor de repente fora de época, em comemoração. Se a dor pode ser sentida, celebração também pode ser sentida.Apenas mais alguns passos e ciência vai estar dizendo: "Sim, esta não é uma ficção." A vida às vezes é mais estranha que a ficção. É.

Seu pai lhe disse um dia:
Eu ouço as gaivotas todos vêm de roaming com você - me trazer algum para jogar.

Agora uma idéia tinha entrado na cabeça. O homem não era mais o mesmo. O amor não estava lá. O coração não estava funcionando naquele dia. Um desejo tinha entrado. Ele tinha um alvo agora. Ele tinha chegado à beira-mar agora com um negócio. Ele não era mais um amigo para as gaivotas - que ia pegá-los - ele era o inimigo.

No dia seguinte, quando ele desceu para o mar,
as gaivotas dançaram em cima dele e não descer.

As gaivotas não pode entender o que você está pensando na mente, mas eles podem entender as vibrações que você está criando em torno - e você está continuamente criando vibrações ao seu redor. Está uma transmissão contínua de vibrações,contínua . Tudo acontece no seu coração, é como se alguém jogou uma pedra em um lago: ondulações surgem e vão sobre e sobre e sobre - eles vão até o fim, para a praia muito, toda a volta. Um sentimento surge em você; imediatamente uma pedra foi atirada no lago do seu ser. Uma idéia surge em você - ondulações surgem. Eles vão todos ao redor.

Estas gaivotas não sei exatamente o que o pai disse ao filho, porque eles não entendem a língua local do homem. Eles não sabem o que realmente aconteceu, mas no fundo eles ainda sabem que este homem não é o mesmo. Alguém chegou, um estranho, não o velho amigo. Agora ele veio com uma idéia. A idéia não é conhecida, mas em todo seu corpo todo, ele não é agora em um let-go. Ele tem alguma idéia para fazer, algum plano, algum desejo. Ele não é o mesmo homem descontraído com quem gaivotas poderia se sentir em casa.

E este é o segredo de toda a vida: não só gaivotas, mas a felicidade, a meditação, ecstasy - todos eles vêm para você quando você está em um total de deixar acontecer, com um humor profundamente simpática, numa atitude de amor para a existência. Quando você está no coração, eles vêm. Quando você persuadi-los, e você pensa que a felicidade é algo como um direito, que você tem que persegui-lo, de repente, as gaivotas de felicidade não são descendentes. Eles vão dançar acima de sua cabeça, mas eles nunca vão descer para brincar com você, para ir com você, para pular e saltar! Não, eles nunca se tornará um com você. Eles não vão descer em seu ser.

Sim, a felicidade é uma gaivota. A meditação também é uma gaivota. Ecstasy é também uma gaivota. Existência compreende apenas deixar acontecer. Se você estiver em um let-go, você vai atingir. Você vai atingir a qualquer esta existência pode dar-lhe - e isso pode dar-lhe infinitas bênçãos, infinita bênção. Pode dar-lhe saciedade total, contentamento. Você pode se tornar um Buda.

Existência está pronto para dar, mas você não está pronto para levá-lo, porque você está pensando em termos de como a arrebatá-la. Existência dá-lhe como presentes, você não pode arrancar, você não pode vencer, você não pode alcançar. Você entrega, por favor. Por favor, seja em um let-go.

Tudo o que é belo é como gaivotas. Lembre-se: nada pode ser feito. A festa já está pronto - você foi convidado. Você pode entrar pela porta da frente. Mas você é um tolo, que está a tentar entrar pela porta dos fundos, e na existência não há porta de trás. Você está tentando entrar como um ladrão. A porta da frente está aberta para você, eo host está esperando os passos para receber você, e você está tentando entrar pela porta dos fundos como um ladrão.

A vida não tem portas traseiras. Você não pode roubar a vida. Você não pode ser um ladrão. A vida dá, e dá infinitamente e dá incondicionalmente. Você por favor, seja apenas em um let-go. Deixe-os gaivotas descer e brincar com você, e demorar-se com você na praia. Tudo está pronto. A festa, o anfitrião - está tudo pronto, apenas esperando por você para entrar pela porta da frente. Esforço não é necessário. Esforço é a porta de trás. Effortlessness é necessária.

Deixe a vida acontecer, não tente forçá-lo. Através de fazer, apenas coisas inúteis são alcançados, através não-fazer - tudo que é belo, tudo que é sagrado, tudo que é divino.

Por hoje chega.

Nenhum comentário: