Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

domingo, 29 de janeiro de 2012

"A mulher na sociedade grega"

A mulher na sociedade grega


A mulher ocupou lugar secundário na sociedade durante a Idade Antiga. Foi invariavelmente condenada à submissão, à obediência. A única sociedade antiga que aparentimente valorizou a mulher foi a cretense. Nas demais civilizações, ela foi sempre colocada em situação de inferioridade.
Em Atenas, as mulheres, consideradas menores de idade, eram sempre posse de alguém: do pai, quando solteiras; do marido, ao se casarem; dos filhos ou de um tutor, se ficavam viúvas. Tinha nas casas um lugar exclusivo, onde passavam o tempo a ficar ou atecer.
Na cidade de Esparta, o tratamento reservado às mulheres era um pouco diferente. Elas recebiam uma educação atlética e aprendiam a colocar o amor à cidade acima até mesmo do amor materno. Era-lhes atribuído, basicamente, o papel de mães e filhas dos cidadãos-soldados que governavam a cidade.
A literatura grega quase sempre retratou as mulheres de modo simpático, valorizando sua fidelidade, inocência, honradez, bondade e coragem. Às vezes, apresentou-as de modo extremamente negativo.
Publicado em: 29 dezembro2007   


Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/1733989-mulher-na-sociedade-grega/#ixzz1ktdtxUSl


O laconismo e o papel da mulher em Esparta


Quando fala sobre o surgimento das cidades-Estado gregas o professor utiliza as cidades de Esparta e Atenas para exemplificar a diversidade cultural da Grécia Antiga. Em algumas situações, utiliza-se um quadro comparativo que tenta vislumbrar as diferentes práticas culturais, instituições e hábitos desses dois povos tão usualmente citados nas aulas de Antigüidade Ocidental. Nessa hora é importante que o professor se preocupe com as passíveis hierarquizações construídas por seus alunos.

Geralmente, os alunos tendem a dizer que os atenienses eram “mais evoluídos, sábios e civilizados” – enquanto os espartanos seriam um exemplo de “selvageria, ignorância e brutalidade”. Para constatar tais opiniões, o professor pode expor o quadro esquemático aos alunos e, logo em seguida, pedir para que os mesmos façam uma comparação crítica entre os dois contextos. Depois disso, podemos empreender uma interessante aula onde essas definições possam ser questionadas.

Primeiramente, peça para que os alunos defendam o ponto de vista exposto por eles mesmos. Depois disso, o professor pode lançar a questão se realmente podemos diferenciar uma cultura simplesmente dizendo qual seria melhor e pior. Caso a classe (ou parte dela) insista em reafirmar essa noção hierarquizada das culturas, o professor pode guinar o tema da aula buscando levantar um problema e uma vantagem entre a nossa cultura e outra cultura qualquer.

Em uma outra aula, o professor pode revisitar as características da cultura espartana dando destaque para duas características: o laconismo e o papel exercido pelas mulheres. A primeira seria colocada como uma forma de reafirmar a primeira perspectiva negativa constituída pelos alunos. Utilizando algum texto adaptado da época ou utilizando trechos do filme ”300” o professor pode mostrar aos alunos sobre como os espartanos exprimiam as suas idéias, assinalando a questão do laconismo.

Para enfim relativizar a idéia de que os espartanos eram “atrasados” em relação aos atenienses, o professor pode destacar como as mulheres eram tratadas. Para isso, pode citar que o filósofo ateniense Platão como questionava o papel das mulheres em sua obra “A República”. Em uma citação dessa obra o filósofo diz:

“se se evidenciar que, ou o sexo masculino, ou o feminino, é superior um ao outro no exercício de uma arte ou de qualquer outra ocupação, diremos que se deverá confiar tal função a um deles. Se, porém, se vir que a diferença consiste no fato de a mulher dar a luz e o homem fecundar, nem por isso diremos que está mais bem demonstrado que a mulher difere do homem em relação ao que dissemos, mas continuaremos a pensar que os nossos guardiões e as suas mulheres devem desempenhar as mesmas funções” (454 d-e).

Ao mostrar esse trecho aos alunos, o professor pode advertir que Platão levantava este tema porque, em Atenas, as mulheres eram vistas como seres inferiores ou menos importantes. Para colocar essa visão em contraponto, o professor pode utilizar outros trechos do filme “300” que destacam o papel central exercido pela rainha Gorgo, mulher do rei Leônidas. Dessa maneira, pode-se mostrar como o filme demonstra essa diferença “positiva” dos espartanos em relação às atenienses.

Dessa maneira, o aluno poder ver com tom crítico ambas as culturas sem buscar necessariamente privilegiar uma relação à outra. Além de demonstrar a diversidade cultural presente no interior da Grécia Antiga, o aluno ainda pode relativizar as culturas sem impor um juízo de valor inapropriado. Por fim, encerra-se um assunto interligando cultura, História Antiga e diferentes análises documentais.
Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

Não, é apenas só a informação. Faço, mas um estudo para melhor compreender a luta da mulher desde o inicio dos anos. Realmente um Estudo profundo, para chegarmos à Mulher aos dias de hoje...

Nenhum comentário: