Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Meditação – A mente contemplativa

“A minha preocupação é com o crescimento. Você precisa crescer para se tornar uno, se tornar inteiro, se tornar são de espírito. Eu não vou forçar a sanidade sobre você. Ao contrário, eu vou retirar a sua insanidade. Quando ela tiver sido completamente puxada para fora, jogada ao vento, a sanidade irá acontecer, você crescerá. Você será transformado. Este é o significado de meditação.” 
(Osho)





Meditação – A mente contemplativa


 Por Redação
A origem da palavra meditação vem do latim meditare, que significa desligar-se do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de si. A meditação – assunto tão divulgado nos dias de hoje - é uma antiga forma de oração contemplativa que busca a Deus no silêncio e na quietude para além das palavras e pensamentos.
O monge beneditino Dom John Main OSB (1926-1982) diz que “na Meditação, o caminho em direção à crescente consciência do Espírito orando dentro de nós encontra-se simplesmente em nossa fidelidade cada vez mais profunda em dizer o mantra. É a repetição fervorosa da palavra que integra todo o nosso ser. Ela assim o faz porque nos leva ao silêncio, à concentração, ao nível de consciência que nos permite abrir a nossa mente e o nosso coração ao trabalho de Deus nas profundezas do nosso ser.”
De acordo com estudos recentes, a prática meditativa pode até alterar a fisiologia do organismo. Isso significa prevenir e combater a ansiedade, a depressão e uma série de outros males, como a hipertensão arterial, a dor crônica e a insônia, por exemplo.
E uma dais mais recentes pesquisas no campo, a pesquisadora norte- americana Sara Lazar, doutora em biologia molecular pela prestigiada Universidade de Harvard, publicou um estudo de imagens, demonstrando que algumas áreas do córtex cerebral apresentavam-se alteradas em adeptos de prática meditativa, comprovando as reações benéficas provocadas no cérebro.

Silêncio e Quietude em Todas as Estações do Ano






Nenhum comentário: